A vida e a obra do russo naturalizado francês Marc Chagall são destaque da exposição “Marc Chagall: sonho de amor”, que inaugura nesta quarta-feira (16) no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio. Com 186 trabalhos, a mostra é a maior já realizada no Brasil sobre o artista, cuja obra é reconhecida mundialmente como uma ode ao amor e à esperança, e encanta o público com seu universo onírico.
A mostra é dividida em quatro seções que abrangem os principais temas de sua produção, como as memórias de infância na Rússia, a religião e a espiritualidade, a relação com a escrita e as representações do amor. Além dos diferentes momentos de sua carreira, a exposição destaca as muitas técnicas e suportes explorados por Chagall, como óleos, guaches e pastéis, em pinturas, desenhos e litografias.
Casa Roberto Marinho: Desejo por trás das esculturas de Maria Martins é tema de mostra
A seleção traz obras de coleções de várias partes do mundo, incluindo empréstimos de instituições brasileiras, a exemplo das telas “O vendedor de gado” (1922), do acervo do Masp, “O violinista apaixonado” (1967) e “Cidade cinzenta” (1964), da Coleção Nemirovsky, em comodato com a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
No dia da inauguração, a historiadora da arte e curadora da exposição Lola Durán Úcar fará uma palestra gratuita, às 18h30, no auditório do CCBB, em que guiará os visitantes pelo universo de Chagall, passando por seus processos artísticos e os momentos históricos que marcaram sua trajetória pessoal. Os ingressos para o encontro com a curadora devem ser reservados pelo site da Eventim — onde também se retiram as entradas para a mostra — ou diretamente na bilheteria.
Portinari, Tarsila do Amaral e mais:confira as novidades no roteiro de exposições no Rio

Serviço 'Chagall: sonho de amor'
CCBB. Rua Primeiro de Março 66, Centro (3808-2020). Qua a sáb, 9h às 21h. Dom, 9h às 20h. Até 6 de junho. Grátis, mediante agendamento pelo site Eventim. Livre.