Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 22 de julho de 2019

RIO GASTRONOMIA: INGRESSOS JÁ ESTÃO À VENDA

 

Rio Gastronomia: ingressos já estão à venda

Evento ocupa Píer Mauá a partir de 16 de agosto com o melhor da culinária carioca
 
 
Rio Gastronomia ocupa os Armazém 3 e 4 do Píer Mauá a partir de 16 de agosto Foto: Leo Martins / Agência O Globo
Rio Gastronomia ocupa os Armazém 3 e 4 do Píer Mauá a partir de 16 de agosto Foto: Leo Martins / Agência O Globo
 
 

Comer é a maior diversão. E entre os dias 16 e 18 e 22 e 25 de agosto, os Armazéns 3 e 4, do Pier Mauá, vão se transformar no centro de entretenimento mais gostoso da cidade durante a 9ª edição do Rio Gastronomia. Aulas e encontros com chefs renomados, quiosques de restaurantes premiados, food-trucks, food-bikes e feiras de pequenos produtores e de cachaças produzidas no estado vão esquentar o caldeirão de sabores de frente para a Baía de Guanabara, com uma grande área de convivência ao ar livre. Para garantir o seu lugar na festa, é preciso comprar ingresso através dosite do evento , e as vendas já estão abertas.

 

 

Realizado pelo GLOBO com apresentação do Sesc RJ e do Senac RJ, o Rio Gastronomia tem patrocínio master de Santander e patrocínio de Stella Artois, Pão de Açúcar, Coca-Cola e Vivo. O evento tem ainda o apoio de Azeite Andorinha, Naturgy, Gosto da Amazônia, Unimed-Rio, Amázzoni Gin e Magnésia de Phillips Tabs, Orfeu Cafés Especiais como Café Oficial e parceria com Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio).

Ingrediente fundamental para o sucesso do evento são as aulas com os chefs e profissionais da área. É a oportunidade de ficar mais próximo — e aprender alguns segredos — de craques como Alberto Landgraf, do Oteque, e Nello Cassese, do Cipriani. Para participar das aulas, que acontecem nos auditórios Senac e Santander, é só fazer a inscrição lá mesmo, uma hora antes do encontro. Veja destaques do evento.

Uma novidade deste ano é o Papo de Cozinha, atividade com conversas mais informais,que acontecerá na área comum do evento, sem necessidade de pegar senha. É só chegar junto.

Para quem não quer ficar só na conversa, a dica é se inscrever nas aulas práticas que acontecem no Espaço Mesa Brasil Sesc e o Cozinha Mão na Massa Senac, em que, como o nome sugere, o público prepara as receitas.

Rafa Costa e Silva, do prestigiado Lasai, comanda atividade na Cozinha Mão na Massa Foto: Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo
Rafa Costa e Silva, do prestigiado Lasai, comanda atividade na Cozinha Mão na Massa
Foto: Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo

 

 

Outro ponto alto do evento é proporcionar ao público a oportunidade de provar a comida de restaurantes premiados, a preços mais acessíveis. E o time de cozinheiros presente é de altíssimo nível. Um dos principais nomes da nossa gastronomia, Rafa Costa e Silva é um deles. O chef do Lasai estará à frente de um dos 18 restaurantes, 14 food-trucks e seis bikes que vão aportar por lá. A lista de quiosques bacanas inclui o Chez Claude, de Claude Troisgros, o Oia, de comida mediterrânea, sob o comando de Elia Schramm, e o Nolita, famoso pelos doces extravagantes. Veterano de participações no evento, Pedro de Artagão vai levar o Grupo Irajá completo, com pratos de Irajá, Formidable, Cozinha Artagão, Azur e Al Fresco. O boteco japonês Kō Bā Izakaya, a Curadoria, referência em charcutaria, e o Tutto Nhoque estão entre os estreantes. A lista inclui o quiosque de comida saudável e vegetariana So.Ga Beach, em São Conrado, vencedor da edição 2019 do concurso Sabores da Orla, e Aconchego Carioca.

Feira de Sabores reúne pequenos produtores: provinhas fazem sucesso Foto: Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo
Feira de Sabores reúne pequenos produtores: provinhas fazem sucesso Foto: Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo

 

Tradição no Rio Gastronomia, a Feira de Sabores é um secos e molhados gourmet, com o que há de melhor em produção no estado. E como a gente não quer só comida, a Feira de Cachaças vai reunir alguns dos melhores alambiques do Rio, famoso pelas suas branquinhas (ou amarelinhas) artesanais. O que não falta é bom motivo para brindar.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros