Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas quinta, 21 de novembro de 2024

RIO DE VÊNUS: LIVRO DE PATRÍCIA DE LUNA (POSTAGEM DA LEITORA MARIA CLARA MENEZES)

Da Grécia ao Brasil: Afrodite guia jornada de libertação feminina em romantasia

Novo livro da escritora e analista junguiana Patrícia de Luna explora a mitologia grega para refletir sobre amor, sobre arte, família e sexualidade e autonomia da mulher

Na trama Rio de Vênus, Afrodite deixa o Olimpo, sem saber como, para atender aos pedidos de uma mulher que se sente presa às imposições familiares e às limitações da própria realidade. A deusa surge das águas em uma praia no Rio de Janeiro e começa a acompanhar a vida dessa humana, enquanto observa as experiências de um mundo muito diferente da época em que andava pela Terra e ainda era cultuada em seu templo.

A romantasia da escritora e analista junguiana Patrícia de Luna une Grécia e Brasil em suspense que envolve mistério, mitologia, roubo de arte e um amor desafiante, além de promover uma bem-humorada reflexão sobre os desafios femininos. Narrado sob o ponto de vista da deusa do amor e da beleza, os leitores conhecem a trajetória de Zoe, filha de imigrantes gregos que sonha em se tornar artista, mas, apesar do talento, se percebe aprisionada por desafios e limitações.

Com a ajuda de Afrodite e das Cáritas, a protagonista inicia uma aventura que transformará suas perspectivas e mudará a relação dela com a própria existência. Nessa luta por liberdade, ela terá um romance com Péricles, um homem misterioso envolvido em situações ligadas ao tráfico internacional, à Interpol e ao mito de Perséfone.

Fruto de pesquisas e viagens da autora, o livro traz personagens inspirados em pessoas reais que enfrentam situações de amor e perda. Assim, Rio de Vênus é uma fantasia repleta de dramas humanos que atravessam temas como sustento, dilemas da mulher, crise dos refugiados e intrigas de corrupção.

De tempos em tempos, algum mortal conseguia despertar meu interesse e me fazia observá-lo e, às vezes, até agir... Claro que nem sempre minha intervenção funcionava, tanto que ainda me culpavam pela Guerra de Tróia. Porém, o amor não tem que dar certo. Ele tem que ser vivido. É um fim em si. (Rio de Vênus, p. 18)

O livro é divido em duas partes: o “Antes”, que retrata o início da jornada da protagonista e o motivo da ida de Afrodite ao Rio de Janeiro, e o “Depois”, narrado em Lesbos, região turística da Grécia que tem um dos maiores fluxos de refugiados entre os países europeus. De um lado a outro do mundo, os personagens do romance e a narradora se veem atravessados por realidades complexas que impactam em suas percepções de vida.

Rio de Vênus é o resultado de uma extensa pesquisa feita por Patrícia de Luna, que viaja em busca de documentos, livros e histórias de vida para aprofundar os temas de suas obras. Entre arte e realidade, espírito e corpo, deuses e homens, propõe um mergulho sobre a domesticação da potência intuitiva da mulher e as camadas dos condicionamentos culturais através da voz engraçada e crítica de uma das deusas mais conhecidas da mitologia.

FICHA TÉCNICA

Título: Rio de Vênus
Autora: Patrícia de Luna
ASIN: B0DMXXTN2V
Páginas: 354
Preço: R$ 17,16 (e-book)
Onde comprar: Amazon

Booktrailer disponível no link.

Sobre a autora: Patrícia de Luna é psicóloga, analista junguiana, escritora de ficção histórica e palestrante. Especializada em mitologia, é uma spiritual traveller e busca, ao redor do mundo, pesquisadores, livros, documentos, pessoas e vivências para criar narrativas originais. Como resultado desse processo, publicou os livros Léo no Mundo do EspelhoSaga de Bravos e Rio de Vênus, além do projeto teatral Lenda de Apoena. Também é criadora de conteúdo digital, com foco na divulgação de conhecimentos históricos e mitológicos.

Redes sociais da autora:

Instagram: @historiassecretasoficial

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros