Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 02 de setembro de 2022

RIO: ARTESÃ TIJUCANA FAZ LUMINÁRIAS QUE COLOREM E EMBELEZAM OS AMBIENTES

 

Por Regiane Jesus — Rio de Janeiro

 

Artesã tijucana faz luminárias que colorem e embelezam os ambientes
A artesã Rosana Colombo produz luminárias coloridas Acervo pessoal

A função básica de um abajur é iluminar. Mas pelas mãos da artesã Rosana Colombo, o acessório ganha outro objetivo: embelezar o ambiente. Presença constante nas feiras de artesanato das praças Saens Peña, Afonso Pena e Xavier de Brito, todas na Tijuca, a moradora do bairro faz sucesso com várias peças, entre elas a luminária Órbita.

— Há dez anos, eu montei a primeira peça e não parei mais. Este entrelaçado feito com plástico para cúpula de abajur e revestido com tecidos lisos ou coloridos dá um tom moderno ao ambiente. Para confeccionar a luminária Órbita, não uso cola. É uma espécie de origami (técnica de produção de objetos por meio de dobras). Esta peça pode ser usada no teto, como pendente, ou em uma mesinha — diz Rosana.

Clássico, o abajur de tripé é outro destaque na produção artesanal da tijucana.

O clássico abajur com tripé é sucesso de vendas nas feiras de artesanato da Tijuca — Foto: Acervo pessoal

O clássico abajur com tripé é sucesso de vendas nas feiras de artesanato da Tijuca — Foto: Acervo pessoal

— Este tipo de luminária vende tanto quanto a Órbita. O grande diferencial do meu trabalho é que uma peça fica sempre diferente da outra — diz Rosana, que recebe encomendas pelo número de WhatsApp 99462-3776.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros