BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira que a secretária especial da Cultura, Regina Duarte, deixará o cargo e assumirá, "em alguns dias", a Cinemateca em São Paulo, classificada por ela como "um presente". O anúncio foi feito na sua página do Facebook, acompanhado de um vídeo ao lado da atriz, que assumiu a secretaria há dois meses e meio.
O nome de quem vai substitui-la na Secretaria da Cultura não foi divulgado pelo presidente, mas o também ator Mario Frias, que almoçou na sexta-feira com Bolsonaro no Palácio do Planalto, é cotado para assumir o cargo.
Na gravação, feita diante do Palácio da Alvorada na manhã desta quarta, Regina começa brincando que foi à residência oficial perguntar ao presidente se ele estava lhe "fritando". Ela foi ao local acompanhada da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), sua amiga.
- Porque eu tô lendo isso numa imprensa, que eu não acredito mais, mas de qualquer forma queria que ele me dissesse pessoalmente: tá me fritando, presidente? - questionou a atriz, sorrindo.
- Regina, toda semana, tem um ou dois ministros que, segundo a mídia, estão sendo fritados. O objetivo é sempre desestabilizar a gente e tentar jogar o governo no chão. Não vão conseguir. Jamais eu ia fritar você - respondeu o presidente, também dando risada.
A atriz disse em seguida que acabara de ganhar um "presente", que "é um sonho de qualquer pessoa de comunicação, de audiovisual, de cinema, de teatro":
- Um convite pra fazer cinemateca, que é um braço da Cultura, que funciona lá em São Paulo, e é um museu de toda a filmografia brasileira. Ficar ali secretariando o governo, dentro da Cultura, na Cinemateca. Pode ter um presente melhor que esse? Obrigada, presidente!
Bolsonaro então diz achar que Regina quer ajudar o Brasil e que o que ele mais quer o bem da secretária, por seu passado e por aquilo que ela representa para "todos nós".
Nesse momento, o vídeo é editado e o presidente aparece dizendo que a ida da atriz para a Cinemateca, do lado do seu apartamento, na capital paulista, vai fazê-la produzir muito mais, o que lhe deixa "muito feliz", mas ao mesmo tempo "chateado", pelo afastamento do seu convívio em Brasília.
- Mas presidente, a família está querendo a minha proximidade, eu estou sentindo muita falta dos meus netos, dos meus filhos, da minha família, que é uma coisa à qual eu sempre fui muito ligada. Então é um presente duplo: é a Cinemateca e é também eu estar próxima da minha família, que é uma coisa que eu estou desejando muito, estou sentindo muita falta - declarou a secretária.
Bolsonaro encerra a conversa cobrando dela o compromisso de estar ao seu lado todas as vezes que ele for a São Paulo, sendo abraçado pela atriz.