RECORDAÇÕES DE NÉLIDA PIÑON (CRÔNICA DA LEITORA NITEROIENSE ESCRITORA DALMA NASCIMENTO)
Dalma Nascimento
Amigos e amigas, com muita alegria, anuncio a publicação de mais um livro meu, o quinto referente à análise da saudosa e grande escritora Nélida Piñon. Dessa vez, analiso a sua obra sob a luz dos estudos recentes da Fitoliteratura.
Minha publicação é também agradecimento pela dedicatória a mim dirigida por Nélida em seu livro póstumo "Os rostos que tenho".
"Onde você estiver... Recordações de Nélida Piñon", eu a dedico à Eliana Bueno Ribeiro, amiga há mais de 50 anos compartilhando as obras desta grande autora, sobre a qual ela escreveu sua dissertação de Mestrado.
O início desse livro aconteceu graças a uma postagem de outra amiga minha, Wylma Guimarães, a escritora-radialista, que postou em 11 de novembro de 2021 uma foto em que ela segurava uma flor com a seguinte legenda: "A árvore onde guardo minha alma". Esta cena de Wylma tocou-me profundamente e mantive com ela um diálogo sobre as plantas.
Ao decorrer do livro, além de analisar a produção de Nélida, aludo ao debate da 19ª FLIP, sobre os vegetais, com Evando Nascimento e Stefano Mancuso. Tal acontecimento ocorreu dias depois da postagem da Wylma.
Em um dos capítulos, analiso o livro "A casa da paixão", que dialoga diretamente com Fitoliteratura e Zooliteratura.
Quem quiser adquirir um exemplar, chame-me no inbox.