Quem acompanha as redes sociais do chef Ruan Félix, de 28 anos, nem imagina que ele já foi um publicitário viciado em junk food. Seu feed tem uma variedade enorme de receitas veganas: beterraba assada com melaço de romã; jiló grelhado com molho de tucupi e laranja; e pirão de chuchu são alguns dos preparos que ele cria e posta para seus quase 30 mil seguidores.
Carioca da comunidade da Vila São Miguel, em Magalhães Bastos, ele virou a chave quando assistiu ao documentário “Terráqueos”, sobre a realidade da produção de carnes e laticínios, e nunca mais ingeriu nada animal. “Eu era daqueles que não comia nem alface e tomate e passei a amar preparar receitas com vegetais”, recorda ele, que pediu demissão da agência que trabalhava e pegou os R$ 250 que tinha para começar um delivery de quentinhas vegs.
O trunfo de Ruan é a brasilidade. “Uso maxixe, quiabo, chuchu. Não precisamos de berries e hemp seeds. O veganismo é acessível”, afirma. Logo, ele passou a dar palestras e cozinhar por todo o país. E o jovem que nunca havia andado de avião começou a pegar a ponte aérea várias vezes por semana. No último ano, Ruan virou professor da Agridoce, primeira escola de gastronomia vegana do Brasil, e chef executivo da Lá do Sítio, empresa de congelados baseada em Miguel Pereira, cidade para onde se mudou. “Quis ficar mais próximo da terra. O veganismo vai além de comer orgânico. É preciso se dedicar às causas indígena, quilombola e LGBTQIA+. Não sou aquele que comemora o preço alto da carne. Veganismo é liberdade”, finaliza.
Aprenda a receita de um ceviche de cogumelos
Ingredientes:
1 xícara de chá de cogumelos fatiados
½ xícara de chá polpa de côco verde laminada
¼ xícara de chá de pepino
½ xícara de chá de tomates picados sem semente
½ xícara de chá de milho cozido
1 xícara de chá de cebola roxa fatiada
2 unidades de pimenta dedo-de-moça picadas (sem sementes de quiser menos ardido)
¼ de xícara de sagu
Óleo de girassol
Marinada:
2 maços de coentro
1 dedo de gengibre
¼ de xícara de chá de azeite
¼ de xícara de leite de coco fresco
½ xícara de chá de suco de limão
1 colher de sopa de melado
Sal a gosto
Preparo:
Em uma panela aqueça um fio de óleo e acrescente o sagu. Aguarde alguns minutos para quem comecem a estourar e virem pipoca. Reserve.
Bata todos os ingredientes da marinada no liquidificador. Em seguida misture aos ingredientes do ceviche. Sirva com a pipoca de sagu por cima.