RIO — Nascido em Piedade e criado no Méier, o chef Luiz Sérgio Costa, de 31 anos, sempre foi um apaixonado por culinária. Aos 10 anos de idade, por influência da avó, Apolônia Pereira, ele frequentava a cozinha de casa e começou a ajudar no preparo das refeições. Segundo Costa, esse hábito o levou a gostar de fazer comida caseira .
— Desde aquela época aprendi muito e trouxe para a minha profissão laços fortes com a comida caseira e afetiva, que é a minha grande paixão — revela o chef.
Agora, comandando a cozinha da recém-inaugurada filial doVizinhando Botecagem de Raiz no shopping Uptown , na Barra da Tijuca , ele comenta que seu objetivo é levar alegria e satisfação aos clientes por meio do paladar e de uma sensação de familiaridade.
— Procuro fazer meu trabalho com amor e afeto, para que quem for comer se sinta bem, e não só pelo sabor — explica.
Costa, que tem dez anos de experiência na gastronomia, iniciou o trabalho na área com uma franquia de churrascaria que ele e o irmão, Luiz Felipe, compraram juntos, em 2009. No ano seguinte, os dois fundaram sua primeira marca própria especializada em churrasco, o Billy The Grill. Costa chegou a cursar Engenharia Mecânica por três anos, mas, pouco tempo depois do lançamento do restaurante, decidiu trancar o curso para se dedicar somente ao novo negócio.
— Fiz muitos cursos voltados para gastronomia no Senac e no Senai. Nessas voltas que a vida dá, costumo dizer que não larguei uma carreira e dei preferência a outra. Acredito que o conhecimento e as competências da engenharia, aliados ao que aprendi na gastronomia, me permitem trazer mais produtividade para o negócio e agradar aos meus clientes — afirma.