Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 02 de maio de 2020

RECEITAS PARA FAZER NO FORNO

 

Receitas para fazer no forno

Chefs dão o passo a passo de assados como a lasanha de abobrinha do Caju, de preparo fácil, e o famoso pargo ao sal grosso do Satyricon
 
Lasanha de abobrinha. Leandro Barros (Caju) Foto: Divulgação
Lasanha de abobrinha. Leandro Barros (Caju) Foto: Divulgação
 
 

Para quem não tem muita habilidade no manejo de várias panelas ao mesmo tempo, e procura uma maneira mais fácil de preparar as refeições, uma solução é arrumar tudo de uma vez numa assadeira e apenas tomar conta do tempo que o prato leva no forno. 

— Essas receitas são práticas e saudáveis. Enquanto o forno cuida da comida, você pode se dedicar a outras coisas. Gosto muito de confitar alimentos no forno em temperatura baixa: caponata com bastante azeite, coxa de pato na gordura do próprio pato, cebola com azeite... — enumera a chef Manoela Rabin, da Maison Cocotte, em Itaipava.

Lá, ela prepara boa parte do cardápio no forno.

— Você envolve o alimento em papel-manteiga ou alumínio para assar, é como uma panela de pressão em miniatura. O resultado é uma comida leve e saborosa — diz Manoela.

Monique Gabiatti, chef do Cozinha (no Be+Co), faz no forno uma espécie de petit gâteau com queijos brasileiros.

— É uma receita fácil de preparar para dar uma variada no cardápio de casa nestes tempos de distanciamento. E todo mundo gosta de queijo derretido. É irresistível, e as crianças também adoram — comenta Monique

Batata recheada com queijo de cabra e ervas

Manoela Rabin (Cocotte)

Ingredientes

2 batatas lavadas grandes

300g de queijo boursin (queijo de cabra fresco)

2 colheres de sopa de azeite extra virgem

2 colheres de sopa de manjericão fresco picado

2 colheres de sopa de cebolette picada

2 colheres de sopa de queijo parmesão ou gruyere ralados

2 colheres de sopa de creme de leite fresco

 

Sal a e pimenta a gosto

Algumas fatias de presunto de Parma (opcional)

Preparo

Leve as batatas higienizadas e com casca inteiras ao forno até que fiquem cozidas. Enquanto elas cozinham, pegue uma tigela e misture com um garfo o queijo boursin, o azeite, o creme de leite, a cebolette e o manjericão. Reserve. Ao retirar as batatas do forno corte-as ao meio no sentido longitudinal (no sentido do comprimento). Com uma colher retire com cuidado o recheio das batatas sem perfurá-las. Em uma tigela amasse e tempere o recheio com pimenta e um pouco de sal. Misture com metade da mistura do boursin. Reserve a outra metade. Preencha cada batata com a mistura. Coloque por cima de cada metade um pouco de parmesão. Leve ao forno médio para gratinar (cerca de oito minutos). Disponha as batatas no prato e por cima adicione uma colher de sobremesa com a outra metade do boursin em cada uma. Se quiser distribua as fatias de Parma por cima e sirva imediatamente.

Queijo camembert em massa folhada

Ignácio Peixoto (Bluemoon)

Queijo camembert em massa folhada. Ignácio Peixoto (Bluemoon) Foto: Divulgação/Souza
Queijo camembert em massa folhada. Ignácio Peixoto (Bluemoon) Foto: Divulgação/Souza

 

Ingredientes

1 peça de 140g de queijo camembert

50g de massa folhada

10ml de azeite trufado (se tiver)

10m azeite de oliva

23g de rúcula

20g de tomate cereja

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Tempere o queijo com azeite trufado e pimenta. Envolva o mesmo com a massa folhada. Leve ao forno por 25 minutos a 180 graus. Corte o tomate cereja ao meio. Misture com a rúcula. Temperar com sal, pimenta e azeite de oliva. Sirva o queijo ainda quente em um prato com a salada de rúcula e tomates ao redor.

 

Filé de namorado com abobrinha

Piero Cagnin (Zona Sul)

Filé de namorado com abobrinha. Piero Cagnin (Zona Sul) Foto: Divulgação/Pierro Cagnin
Filé de namorado com abobrinha. Piero Cagnin (Zona Sul) Foto: Divulgação/Pierro Cagnin

 

Ingredientes

700g de filé de namorado

2 abobrinhas italianas grandes

2 dentes de Alho

70ml de azeite extra virgem

1 limão Siciliano

Sal a gosto

1 pimenta-do-reino branca a gosto

2 folhas de Louro

Papel Alumínio

Preparo

Tempere o filé de namorado com sal e pimenta, suco do limão e um fio de azeite. Corte as abobrinhas em rodelas de aproximadamente 1cm. Em um tabuleiro, regue com o azeite restante e distribua as abobrinhas cortadas e temperadas com sal e pimenta como uma cama para o peixe. Acrescente o peixe, os dentes de alho e as folhas de louro, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus durante 20 minutos. Sirva ainda quente.

Lasanha de abobrinha

Leandro Barros (Caju)

Ingredientes

2 abobrinhas grandes

2 tomates grande

Manjericão de folha

300g de queijo muçarela

2 pacotes de molho de tomate

Preparo

Corte a abobrinha em rodelas ou compridas, à sua escolha. Corte os tomates em rodelas finas. Em um refratário coloque o molho de tomate, em seguida uma camada de abobrinha, após uma camada de queijo. Em cima do queijo acrescente as rodelas de tomate e uma camada de queijo novamente. Faça essa sequência até finalizar a lasanha. Entre as camadas adicione o manjericão e sal a gosto. Leve ao forno a 180 graus por 25 minutos.

 

Pargo no sal grosso

Miro Leopardi (Satyricon)

Pargo no sal grosso. Miro Leopardi (Satyricon) Foto: Pagano / Divulgação/Rodrigo Azevedo
Pargo no sal grosso. Miro Leopardi (Satyricon) Foto: Pagano / Divulgação/Rodrigo Azevedo

 

Ingredientes

1 pargo fresco de 800g

2kg de sal grosso

Preparo

Limpe o peixe sem retirar as escamas nem as barbatanas. Forre a travessa com sal e coloque o peixe. Cubra-o inteiramente com o sal restante, como se tivesse fazendo um iglu. Leve ao forno pré-aquecido na temperatura máxima e deixe por 25 minutos sempre no fogo mais alto. Ponha a travessa na bandeja e leve à mesa. Quebre a camada de cima com a ajuda de uma espátula e remova a pele, as escamas e as barbatanas do pargo. Retire o filé de peixe inteiro. Caso queira pode servir com batatas cozidas.

Bacalhau confit

Jérôme Dardillac (Fairmont)

Bacalhau confit. Jérôme Dardillac (Fairmont) Foto: Divulgação/Dhani Accioly Borges
Bacalhau confit. Jérôme Dardillac (Fairmont) Foto: Divulgação/Dhani Accioly Borges

 

Ingredientes

1 Kg de bacalhau fresco dessalgado cortado em quatro pedaços de 250g

500ml de azeite extra virgem

600g de batata calabresa (limpas e branqueadas)

4 tomates maduros ou 20 tomates cereja

2 cebolas ou 4 chalotas

20 azeitonas pretas portuguesas

8 dentes de alho

2 folhas de louro

8 unidades de pimenta preta em grão

1/2 xícara de folhas de salsinha

4 ramos de tomilho

Flor de sal a gosto

Pimenta do reino moída a gosto

Preparo

Limpe o bacalhau fresco dessalgado, tirando as espinhas e a pele, e corte em quatro pedaços de 250g. Em uma assadeira, coloque o bacalhau, as batatas, tomate, cebola, alho, folhas de louro e ervas frescas. Regue com azeite à vontade. Asse em forno bem baixo, a cerca de 80 graus, por uma hora. Decore e sirva bem quente. Sugestão de acompanhamento: arroz branco ou com brócolis.

 

Petit gâteau de queijo

Monique Gabiatti (Cozinha)

Petit gâteau de queijo. Monique Gabiatti (Cozinha) Foto: Divulgação/Roberto Galvão
Petit gâteau de queijo. Monique Gabiatti (Cozinha) Foto: Divulgação/Roberto Galvão

 

Ingredientes

5 colheres (sopa) de Catupiry

4 colheres (sopa) de queijo Tulha (ou parmesão )

2 colheres (sopa) de queijo Canastra ralado fino (ou meia cura)

5 colheres (sopa) de manteiga

2 ovos

2 gemas

2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada

Sal e pimenta do Reino à gosto

Preparo

Misture os queijos, a manteiga, os ovos e as gemas e leve ao banho-maria, mexendo sempre, até ficar homogêneo. Fora do fogo, acrescente a farinha, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Misture bem até obter um creme. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo uma hora (precisa descansar). Distribua em forminhas de petit gâteau ou de empada untadas com manteiga e farinha de trigo (igual fazemos com bolo), sem encher totalmente, e leve ao forno quente preaquecido a 250° graus por sete a dez minutos ou até a borda ficar firme e o centro molinho. Desenforme e sirva em seguida, ainda quente. Finalize com azeite trufado (se tiver) e sirva com aspargos grelhados e presunto cru.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros