Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 24 de agosto de 2019

RECEITA DE QUIBE CRU DE CARNE DE PORCO

 

Jefferson e Janaína Rueda ensinam receita de quibe cru de carne de porco no Rio Gastronomia

Sucesso no Instagram, o casal posou para fotos com o público no Auditório Senac 
 
 
Jefferson e Janaína Rueda, da Casa do Porco, ensinaram a receita de quibe cru de porco, servido no restaurante Foto: Adriana Lorete / Agência O Globo
Jefferson e Janaína Rueda, da Casa do Porco, ensinaram a receita de quibe cru de porco, servido no restaurante
Foto: Adriana Lorete / Agência O Globo
 
 

Quebrar o tabu. A carne de porco crua foi tema de uma das aulas mais disputadas do Rio Gastronomia, com Janaina e Jefferson Rueda, da Casa do Porco Bar. Com o Auditório Senac lotado, a dupla preparou um quibe com lombo de porco curado no sal e pimenta. Neste ano, o cozinheiro entrou para a lista dos melhores restaurantes do mundo, na 39 posição, segundo a revista britânica The Restaurant.

 
 
Casa do Porco no Rio Gastronomia: o quibe cru de porco Foto: Adriana Lorete / Agência O Globo
Casa do Porco no Rio Gastronomia: o quibe cru de porco Foto: Adriana Lorete / Agência O Globo

 - Ainda há muito trabalho pela frente para desmistificar o risco da carne de porco crua. Os nossos porcos são abatidos em frigorífico e passam por inspeção sanitária. Isso faz toda a diferença. Para tudo, as pessoas precisam saber a procedência. Ainda falta muita informação sobre a carne de porco, não só no Brasil, mas em outros países. Essa é uma missão pra mim - defendeu Jefferson.

Logo no início da aula, o chef exibiu um vídeo mostrando todo o processo de criação e abate dos porcos. Segundo ele, o quibe faz parte da memória afetiva de sua família, já que era servido nos almoços de domingo na casa da avó.

- Sou de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, onde a maior migração foi italiana e árabe. Sempre comia quibe no almoço de domingo na casa da minha avó. Mas não era de carne de porco crua. Naquela época, era inconcebível pensar nessa receita -  explicou.

Janaína defendeu o não desperdício dos alimentos, desde vegetais orgânicos às partes do porco.

- Quando você cria um animal e consome de cabo a rabo, você está contribuindo para a sustentabilidade no mundo. Quando você escolhe apenas uma parte, faz desperdício. Nós somos culpados quando escolhemos errado. Com os orgânicos, podemos usar as cascas e todas as partes - sinalizou Janaína Rueda.  

 


Sobre a premiação no 50th Best, Rueda destacou que a cliente cresceu bastante nos últimos meses com filas de espera de até seis horas.

- Fico muito feliz. Me passa um filme na cabeça desses 25 anos de carreira, por tudo que já passei. É uma honra poder levar o nome do Brasil junto a tantos outros cozinheiros que admiro tanto, com Rafa Costa e Silva, Helena Rizzo e Alberto Landgraf. Quero envelhecer e voltar a andar de cueca. Digo isso porque quero fazer as coisas com calma - brincou Jefferson.

O público recebeu provinhas no final da aula e aprovou o prato, sem preconceito - e sem filas.

- Acompanhamos o casal Rueda pelo Instagram e temos curiosidade em conhecer o restaurante. Aproveitamos a oportunidade de comer sua comida no Rio Gastronomia. Foi legal conhecer o que faz possível comer a carne crua. Achei uma delícia -  elogiou a internacionalista Maíra Abreu. 

Sobre a participação pela segunda vez no Rio Gastronomia, Jefferson elogiou o modelo do evento.

- Desde a primeira vez nos chamou atenção o respeito, o carinho que o Rio Gastronomia tem com a cozinha brasileira. Acho que poderia ser um modelo a ser seguido por qualquer cidade no mundo -  elogiou Jefferson. 

Receita

Quibe cru  suíno (Porção 24g/Rendimento: 80 porções )

1kg Lombo curado Picado

- 500g de trigo hidratado

- 300g de cebola picada

- 16g pimenta síria em pó

- 10g Sal refinado

- 50g hortelã picado

- 50g de salsa picada

- 20g de ciboulette

- Azeite a gosto

 

Preparo:

Hidratar o trigo com água quente por 01 hora.

Misturar todos os ingredientes

 Realizado pelo GLOBO com apresentação do Sesc RJ e do Senac RJ, o evento tem patrocínio master de Santander e patrocínio de Stella Artois, Pão de Açúcar, Coca-Cola e Vivo. O Rio Gastronomia tem ainda o apoio de Azeite Andorinha, Naturgy, Gosto da Amazônia, Unimed-Rio, Amázzoni Gin, Magnésia de Phillips Tabs e Água Pouso Alto, Orfeu Cafés Especiais como Café Oficial e parceria com Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio).


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros