Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 19 de novembro de 2019

RECEITA DE GNOCCHI ALLA SORRENTINA

 

Segunda sem carne: chef italiano ensina receita de gnocchi alla sorrentina

À frente de casa em Copacabana, Michele Petenzi estreia menu com técnicas tradicionais e sugere: 'molho de tomate de cozimento sempre em fogo baixo'
 
Lulivo: nhoque alla sorrentina Foto: Divulgação
Lulivo: nhoque alla sorrentina Foto: Divulgação
 

Desde que chegou ao Brasil em 2014 para fazer pós-doutorado em química na UFF até o lançamento  do seu primeiro menu autoral semana passada, o chef italiano Michele Petenzi trocou a vida acadêmica pela gastronomia (a bolsa para a qual ele foi selecionado foi cancelada), fixou residência no Rio, casou-se com uma brasileira e, mesmo enfurnada na cozinha, chegou a perder até 16kg.

 
 
 

Há oito meses, ele está à frente L’ulivo Cucina e Vini, em Copacabana, onde serve seu gnocchi alla sorrentina (R$ 48), uma das receitas em que conseguiu manter o preparo da forma tradicional, feita em seu país.

— É um desafio manter a tradição italiana e ao mesmo tempo agradar o gosto dos cariocas. Este prato faz sucesso pela complexidade da combinação de sabores da berinjela com o queijo scamorza defumado. Como em outras receitas, tem molho de tomate de cozimento sempre em fogo baixo, sem recursos como açúcar nem outros legumes para acelerar ou acentuar o dulçor — diz o chef, que ensina o passo a passo a seguir.

Chef Michele Petenzi, à frente do L’ulivo Cucina e Vini, Copacabana Foto: Divulgação
Chef Michele Petenzi, à frente do L’ulivo Cucina e Vini, Copacabana Foto: Divulgação

Nascido no pequeno vilarejo Costa Volpino (perto de Milão) há 33 anos, Michele Petenzi fez estágio no Mirazur (o melhor do mundo, hoje, segundo o "50best Restaurants"). No Rio, passou por casas como Il Borgo del Conte (que tinha menu tipico do Piemonte), Satyricon e Quadrifoglio. Em seu menu de estreia também há outros clássicos da culinária italiana, como carbonara e tiramisù.

Receita: gnocchi alla sorrentina

Ingredientes

  • 400g gnocchi
  • 200g molho de tomate
  • 80g berinjela
  • 80g queijo scamorza defumado
  • Azeite
  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • 1 alho
  • 1 cebola
  • 40g parmesão ralado
  • Ervas frescas (tomilho, manjericão, salsa)

Modo de preparo

Em uma panela refogue alho inteiro e cebola picada com um fio de azeite. Acrescente o tomate sem pele e sem sementes, batido no liquidificador. Deixe ferver, abaixe o fogo e tempere com sal, pimenta e manjericão a gosto. Cozinhe por 25 minutos. Reserve.Em uma frigideira, refogue o alho e a cebola picados com um pouquinho de azeite. Acrescente a berinjela cortada em cubinhos e cozinhe por três minutos. Acrescente o molho de tomate reservado e ajuste o sal e a pimenta a gosto.Cozinhe o gnocchi em água salgada por três minutos e misture na frigideira com o molho.

 
Cozinhe por mais dois minutos. Fora do fogo, acrescente o queijo scamorza defumado cortado em cubinhos e metade do parmesão.Finalização: Coloque o gnocchi em um prato fundo, polvilhe com o restante parmesão e sirva com ervas frescas a gosto.

Rendimento: duas porções
Tempo:  40 minutos

L’ulivo Cucina e Vini: Rua Miguel Lemos 54, Copacabana - 3576-7785. Ter a sex, das 11h30 às 15h e das 18h à 23h. Sáb, do meio-dia à 23h. Dom, do meio-dia às 18h.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros