Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 20 de novembro de 2019

RECEITA DE ARROZ COM CAMARÃO E CARNE-SECA

 

Dia da Consciência Negra: chef dá receita de arroz com camarão e carne-seca, típico da Nigéria

'Prato criado pelos povos Malês', diz Dandara Batista, à frente do Afro Gourmet
 
Afro Gpourmet: arroz de Hauçá Foto: Divulgação/Fabiana Cavalcante
Afro Gpourmet: arroz de Hauçá Foto: Divulgação/Fabiana Cavalcante
 
 

Afeto e resistência. São estes os dois temperos que não podem faltar na cozinha da chef carioca Dandara Batista que, em seu restaurante Afro Gourmet, no Grajaú, dedica-se à culinária africana e receitas brasileiras influenciadas pela gastronomia daquele continente.

Dia da Consciência Negra: 12 eventos para celebrar a herança africana

Siga nossa página no Instagram: @rioshowoglobo

— A culinária baiana, uma das minhas paixões, levou-me à comida africana. Sempre me perguntei por que não tínhamos algo assim no Rio. De alguma forma, isto me conectou à minha ancestralidade — diz Dandara.

No Dia da Consciência Negra, ela ensina a receita do seu arroz de Hauçá (R$ 40), um prato típica da Nigéria, à base de carne-seca, camarão fresco e dendê.

Veja o Guia Rio Show de Gastronomia

Chef Dandara Batista Foto: Divulgação
Chef Dandara Batista Foto: Divulgação

 

— Esta receita nigeriana foi o primeiro prato de origem africana que eu cozinhei, tem influência do povo Hauçá. Eles vieram da Nigéria para o Brasil e aqui foram chamados de Malês, termo usado no século XIX para designar os negros muçulmanos que sabiam ler e escrever em árabe — afirma.

Receita/arroz de Hauçá

Ingredientes

  • 2kg de carne-seca
  • 500g de arroz branco
  • 1,5kg de camarão fresco
  • 1,5L de leite de coco
  • 50ml de azeite de dendê
  • 1 coentro
  • 1 alecrim fresco
  • 50g de páprica picante
  • 50g de lemon pepper
  • 50ml de manteiga de garrafa

Modo de Preparo

Em uma panela refogue o arroz no azeite e alho. Coloque o dobro de água e deixe cozinhar até a água secar. Para o molho de camarão, refogue no azeite de dendê a cebola e o alho. Coloque o camarão e cozinhe por cinco minutos. Acrescente os temperos secos e sal a gosto, em seguida o leite de coco. Acerte o sal e está pronto. Triture a carne-seca dessalgada, e em seguida refogue na manteiga de garrafa por cinco minutos.

 

Montagem

Coloque o arroz em uma forma de pudim e vire no prato. Monte de forma harmônica a carne-seca em volta do arroz e em cima dele espalhe o molho de camarão.

Dica: sirva um pouco do molho de camarão separado para ser acrescentado ao logo da degustação.

Tempo de preparo: 90 minutos

Rende: cinco porções.

Afro Gourmet: Rua Barão do Bom Retiro 2.316, loja A, Grajaú — 3489-7354. Nesta quarta-feira (20), do meio-dia às 17h.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros