Afeto e resistência. São estes os dois temperos que não podem faltar na cozinha da chef carioca Dandara Batista que, em seu restaurante Afro Gourmet, no Grajaú, dedica-se à culinária africana e receitas brasileiras influenciadas pela gastronomia daquele continente.
Dia da Consciência Negra: 12 eventos para celebrar a herança africana
Siga nossa página no Instagram: @rioshowoglobo
— A culinária baiana, uma das minhas paixões, levou-me à comida africana. Sempre me perguntei por que não tínhamos algo assim no Rio. De alguma forma, isto me conectou à minha ancestralidade — diz Dandara.
No Dia da Consciência Negra, ela ensina a receita do seu arroz de Hauçá (R$ 40), um prato típica da Nigéria, à base de carne-seca, camarão fresco e dendê.
Veja o Guia Rio Show de Gastronomia
— Esta receita nigeriana foi o primeiro prato de origem africana que eu cozinhei, tem influência do povo Hauçá. Eles vieram da Nigéria para o Brasil e aqui foram chamados de Malês, termo usado no século XIX para designar os negros muçulmanos que sabiam ler e escrever em árabe — afirma.
Receita/arroz de Hauçá
Ingredientes
- 2kg de carne-seca
- 500g de arroz branco
- 1,5kg de camarão fresco
- 1,5L de leite de coco
- 50ml de azeite de dendê
- 1 coentro
- 1 alecrim fresco
- 50g de páprica picante
- 50g de lemon pepper
- 50ml de manteiga de garrafa
Modo de Preparo
Em uma panela refogue o arroz no azeite e alho. Coloque o dobro de água e deixe cozinhar até a água secar. Para o molho de camarão, refogue no azeite de dendê a cebola e o alho. Coloque o camarão e cozinhe por cinco minutos. Acrescente os temperos secos e sal a gosto, em seguida o leite de coco. Acerte o sal e está pronto. Triture a carne-seca dessalgada, e em seguida refogue na manteiga de garrafa por cinco minutos.
Montagem
Coloque o arroz em uma forma de pudim e vire no prato. Monte de forma harmônica a carne-seca em volta do arroz e em cima dele espalhe o molho de camarão.
Dica: sirva um pouco do molho de camarão separado para ser acrescentado ao logo da degustação.
Tempo de preparo: 90 minutos
Rende: cinco porções.
Afro Gourmet: Rua Barão do Bom Retiro 2.316, loja A, Grajaú — 3489-7354. Nesta quarta-feira (20), do meio-dia às 17h.