Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins terça, 12 de novembro de 2024

RAZÕES AFRICANAS: FILME DOCUMENTAL (POSTAGEM DA LEITORA ANA CLÁUDIA GOMES)

AVISO DE CABINE VIRTUAL 'Razões Africanas'

 

Olá! Gostaríamos de te convidar para assistir ao filme documental ‘Razões Africanas’, dirigido por Jefferson Mello. O longa aborda a influência da diáspora africana na formação de três ritmos musicais - o jongo, a rumba e o blues -, e chega aos cinemas brasileiros na Semana da Consciência Negra, em 21 de novembro. Confira o trailer aqui.

 

Para realizar o credenciamento, preencha o formulário com seus dados aqui

Você receberá o link de acesso junto com a confirmação de sua participação. O credenciamento ficará aberto até 19 de novembro (terça-feira), às 17h.

 

Sinopse

O documentário "Razões Africanas" explora a influência da diáspora africana na formação de três importantes ritmos musicais: blues, rumba e jongo. O filme segue a jornada de três personagens em seis países, revelando as origens africanas comuns a esses estilos musicais que se espalharam pelo mundo. O diretor, Jefferson Mello, destaca a importância da reparação histórica e do diálogo intercultural, valorizando tradições e culturas. A narrativa começa em Angola e percorre o caminho dos congoleses, abrangendo Brasil, EUA, Cuba, Congo e Mali, oferecendo um retrato profundo e íntimo desses gêneros musicais e sua identidade cultural.

 

Sobre o diretor Jefferson Mello 

Jefferson Mello, brasileiro e cidadão do mundo, fotógrafo de moda e publicidade, diretor de fotografia, empreendedor e documentarista com uma trajetória especializada na diáspora. Dedicou duas décadas capturando a essência do samba e do jazz no Brasil e em Nova Orleans. Com uma jornada que abrange 12 países, explorou as raízes do jazz, percorreu o sul dos Estados Unidos e criou um livro de fotografias sobre o universo do jazz de nome “os caminhos do jazz”. Além de suas contribuições visuais, dirigiu o documentário "Samba & Jazz", refletindo seu compromisso com a representação da música afro e da ancestralidade africana nos ritmos musicais. Atualmente está filmando um novo filme sobre o racismo no futebol com uma abordagem global sobre o tema e que contará também a história dos camisas negras. Seus projetos cinematográficos transcendem fronteiras, impactando países e continentes.

 

Para mais informações:

Ana Claudia Gomes - anaclaudia.gomes@atomicalab.com.br - (13) 99747-6726

Ciro Bonilha - ciro.bonilha@atomicalab.com.br - (11) 98838-0887

Vem com a gente: Facebook @AtomicaLab | Instagram @lab_atomica


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros