Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 02 de junho de 2022

RAINHA ELIZABETH II: REINO UNIDO CELEBRA SEU JUBILEU DE PLATINHA

Reino Unido celebra Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II; acompanhe

Quatro dias de eventos oficiais começam nesta quinta-feira em território britânico


Últimas atualizações

 

Entenda a tradição por trás da parada militar

Príncipes Charles e William, ao lado de princesa Anne, participam de parada militar no Jubileu de Platina

Príncipes Charles e William, ao lado de princesa Anne, participam de parada militar no Jubileu de Platina (Foto: JONATHAN BRADY/AFP)

O nome oficial do desfile desta quinta é Trooping the Colour, uma parada militar que tem suas origens no século XVII e marca o aniversário da soberana do país. Elizabeth completou 96 anos em abril, mas os festejos tradicionalmente acontecem em junho, quando os termômetros já marcam temperaturas mais quentes.

Os soldados que participam da do evento formam um dos regimentos mais antigos do Exército Britânico, a Divisão Doméstica. Na prática, as cores são bandeiras que representam as diferentes divisões do Exército, usadas no passado em conflitos para que os soldados identifiquem seus batalhões.

Na cerimônia, o príncipe Charles foi saudado pelos soldados e, sem seguida, os inspecionou. Logo após, as “cores” foram exibidas, tal qual era feita no passado, e Charles, que representa sua mãe, guiou a parada até Buckingham para uma segunda saudação.

Os três filhos do príncipe William e Catherine, a duquesa de Cambridge, os príncipes George (frente) e Louis e sua irmã, a princesa Charlotte

Os três filhos do príncipe William e Catherine, a duquesa de Cambridge, os príncipes George (frente) e Louis e sua irmã, a princesa Charlotte (Foto: JONATHAN BRADY/AFP)

 

Família real participa de festejos

Os integrantes da família real já saíram do Palácio de Buckingham para a parada. A cavalo e com uniforme militar, o príncipe Charles, primeiro na fila de sucessão ao trono, inspeciona as tropas, uma parte tradicional do evento que marca o aniversário da rainha. Ele é acompanhado pelo príncipe William, segundo na linha sucessória, e a princesa Anne, ex-equestre olímpica. O trio acumula uma série títulos militares honorários.

O príncipe William, no canto esquerdo, ao lado de seu pai, o príncipe Charles, e sua tia, a princesa Anne, durante desfile de aniversário da rainha

O príncipe William, no canto esquerdo, ao lado de seu pai, o príncipe Charles, e sua tia, a princesa Anne, durante desfile de aniversário da rainha (Foto: BEN STANSALL/AFP)

Camilla, a duquesa da Cornualha, e Catherine, a duquesa de Cambridge, saíram de carruagem. Elas estavam acompanhada dos príncipes George e Louis e da princesa Charlotte, os três filhos de Catherine e William. As crianças, em particular, recebem aplausos efusivos de quem acompanha o evento ao vivo.

Vale lembrar que a rainha não participará do desfile militar, mas estará presente na aparição da família real na sacada de Buckingham.

Camilla, a duquesa da Cornualha, Catherine, a duquesa de Cambridge, e o príncipe George participam dos festejos do Jubileu

Camilla, a duquesa da Cornualha, Catherine, a duquesa de Cambridge, e o príncipe George participam dos festejos do Jubileu (Foto: BEN STANSALL/AFP)

Líderes dão seus parabéns à rainha

Vários líderes internacionais e ex-primeiro-ministros britânicos parabenizam Elizabeth II nesta quinta-feira. Em uma mensagem por vídeo, o presidente Emmanuel Macron expressou em inglês seus “parabéns sinceros” à monarca, reconhecendo-a como um pilar das relações franco-britânicas no último século.

Também por vídeo, o ex-presidente americano Barack Obama afirmou que criou uma "relação especial" com a rainha durante seus anos na Casa Branca. De acordo com o democrata, "a sua vida tem sido um presente, não só para o Reino Unido, mas para o mundo.

O ex-premier britânico John Major (1990-1997), por sua vez, descreveu a rainha em uma entrevista de rádio como uma bastiã do “soft power” britânico, cuja força não depende de armas ou Exércitos. A monarca é chefe de Estado, mas seu papel é cerimonial, já que a função de chefe de governo cabe ao primeiro-ministro.

 
 

Integrantes da família real ainda não deixaram o Palácio de Buckingham, mas parada de guardas a cavalo já começou. Os chapéus dos guardas são supostamente feitos do pelo de ursos negros do Canadá e relativamente leves, pesando pouco mais de 2 quilos — menos que vários dos adereços usados no carnaval, por exemplo. Os chapéus, contudo, combinam menos com o clima londrino nesta quinta, que se aproxima dos 20ºC.

 

Quem estará com a Rainha na sacada do Palácio de Buckingham?

Carregadas de simbolismos, as aparições de membros da Família Real na sacada do Palácio de Buckingham, em Londres, são um marco da realeza britânica — tradição iniciada pela rainha Vitória em 1851. Para o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II, a icônica sacada será mais uma vez o palco para um evento histórico na realeza. A monarca estará ao lado de mais 17 membros da Família Real para celebrar os 70 anos de reinado, dando continuidade a uma série de eventos comemorativos durante a semana. Saiba quem serão aqui.

Rainha Elizabeth ao lado do príncipe Philip na cerimônia dos 25 anos de reinado

Rainha Elizabeth ao lado do príncipe Philip na cerimônia dos 25 anos de reinado (Foto: Arquivo/Royal Collection)

Bom dia! O Reino Unido começa nesta quinta-feira as celebrações do Jubileu de Platina, que marca os 70 anos da rainha Elizabeth II à frente do trono britânico.

Os festejos começaram às 10h (6h em Brasília) com uma parada de guardas a cavalo, guardas irlandeses e mais de 1.200 oficiais e soldados da Divisão Doméstica. Os integrantes da família real deixarão o Palácio de Buckingham às 10h30, mas a rainha não deve participar pessoalmente do desfile, sendo representada oficialmente por seu primogênito, o príncipe Charles.

Assim que o desfile terminar e a procissão real retornar ao Palácio de Buckingham, está programada a aparição da Família Real na sacada, como em anos anteriores. Desta vez, a monarca se juntará a seus parentes.

Saiba mais sobre os eventos dos próximos dias.Britânicos celebram nas ruas o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II

 

Britânicos celebram nas ruas o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II (Foto: BEN

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros