Sei que esta mensagem chega até você em um momento difícil. Afinal, desde que nascemos, meu maior prazer, minha verdadeira missão, foi acompanhar seus passos. Tive a sorte de vê-la crescer, comemorar suas alegrias e apoiá-la nos momentos de dor e ameaça.
Quis o destino que você completasse 60 anos durante uma pandemia que assusta o mundo. É, natural, portanto, que você se sinta insegura e confusa hoje. Mas tenho certeza de que você vai superar mais esse desafio, como fez com todos os obstáculos que apareceram ao longo de sua bela e inspiradora trajetória.
Motivado pela lembrança de sua força e capacidade de superação, passei a revirar gavetas, folhear anotações e rever as fotografias que fiz de você desde que nascemos, naquele 21 de abril de 1960. A cada texto, a cada imagem, ficava ainda mais claro o quanto me orgulho de ser seu irmão gêmeo. “Preciso dividir tudo isso com Brasília”, pensei. “Tenho certeza de que ela também vai ficar esperançosa ao reviver todos esses instantes, mesmo que alguns tenham sido dolorosos.”
Você se mostrou guerreira desde a gestação, minha irmã. Não foram poucos os que se opuseram à sua criação. Mas com a ajuda de seu idealizador, Juscelino, e de milhares de bravos candangos, você surgiu lindamente esculpida em pleno cerrado, graças à genialidade de Oscar e Lúcio, nossos dois amigos sonhadores. E, de cidade que quase não existiu, você se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade!
Suas lutas e vitórias continuaram. Você recuperou seus direitos democráticos, perdidos aos 4 anos; conquistou autonomia política; e ajudou o país a derrotar a inflação. Quando viu a violência no trânsito tirar a vida de seus filhos, reagiu com uma mensagem de paz e deu exemplo ao resto do país com o respeito à faixa de pedestres. E foi corajosa ao combater a exclusão social, adotando cotas para negros em sua universidade, surgida do ideal de outros dois amigos sonhadores: Darcy e Anísio.
E o que dizer do exemplo de alguns de seus filhos, nascidos de você ou adotados? Eles foram heróis, criaram músicas ouvidas em todo o mundo, tornaram-se os melhores naquilo que se propuseram a fazer... É a sua história que me faz ter certeza de que esse vírus que a ameaça hoje será mais um obstáculo superado. Dias bons e felizes, coroados com seu incomparável pôr-do-sol, a esperam. Não tenho dúvidas.