Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes sexta, 04 de outubro de 2024

QUEM É ORLANDO CUSTÓRIO DE GARIMPEIROS DO ROCK (POSTAGEM DA AGÊNCIA SOUK)

Garimpeiros do Rock

Quem é Orlando Custódio, o curitibano por trás de Garimpeiros do Rock, nova série da Globoplay

Empresário e músico, ele vai do pioneirismo nos painéis de LED a protagonista na caça de novos talentos do rock brasileiro

De personalidade ao mesmo tempo ousada e introspectiva, o empresário curitibano Orlando Custódio é a combinação personalizada da tecnologia com música e empreendedorismo. Conhecido como “O Garimpeiro do Rock”, há mais de 10 anos ele investe em observar talentos à sua volta e impulsionar criações autorais do gênero.  

Sua jornada começou na formação em publicidade e logo o levou ao mundo corporativo e dos eventos, por meio do mercado de LED. Em 2008, Orlando fundou a Ledwave, uma empresa que rapidamente se tornou líder no mercado brasileiro de painéis luminosos. 

Quatro anos depois, ampliando sua visão, vendeu parte da empresa, mas seguiu no nicho, como CEO de multinacionais chinesas do setor, como a Leyard Group, e atualmente como CEO do líder global em paineis de LED o Unilumin Group.

“Sempre gostei de transformar a maneira como as pessoas veem o entretenimento. Não apenas a música e a inovação e principalmente a criatividade, marcam minha jornada pessoal e profissional, tendo em vista que, com os paineis de LED, participei e ainda participo da montagem de eventos de grande porte, como as Olimpíadas do Rio de Janeiro e shows musicais”, conta Custodio. 

Em 2018, em parceria com o Hard Rock Cafe, Orlando promoveu uma série de eventos que, além de colocar em evidência seus painéis de LED, trouxe protagonismos para talentos da cena musical local. “Fizemos seleções de bandas talentosas e também trouxemos duas edições da Fender Week para Curitiba”, lembra ele.

O trabalho de busca por novos talentos repercutiu e foi numa reportagem de jornal que o empresário recebeu o apelido de garimpeiro do rock. “Na época, eu já levantava a bandeira de que o rock local não pode viver apenas de cover e que é essencial reconhecer e recompensar os novos talentos e suas criações autorais”, relata.  

Em 2020, o impacto da pandemia na indústria do entretenimento não fez com que Orlando desistisse. Ao contrário, ele viu uma nova oportunidade. Uniu-se ao mexicano Paulo Baron, uma das figuras mais respeitadas do show business latino-americano, para criar a série Garimpeiros do Rock. 

Na jornada cinematográfica pelo Brasil, eles buscaram novos talentos, numa história que passa a ser contada pelo Globoplay e pelo Canal Bis neste mês de outubro. Como mineradores em busca de ouro, Orlando e Baron percorreram estradas, bares e locais, revelando as joias que por muito tempo estavam escondidas.

A série, finalizada em 2023, representa mais do que a busca por novas bandas. É a materialização das diversas nuances da personalidade de Orlando numa mesma obra. “Nunca me limitei a ser um empresário de sucesso. Sou um músico de alma, um publicitário com senso social e um produtor que sabe o valor da colaboração”, conta. 

Fundador da Red Records, selo musical que promove produções autorais, ele trilha uma carreira que revela sua capacidade de unir mundos diferentes. Hoje, Orlando Custódio navega com destreza entre criatividade e estratégia. Prova que a combinação de paixão, dedicação e visão pode transformar não apenas o próprio destino, mas também, como um LED, iluminar o caminho de muitos outros. 

Para assistir a série no GloboPlay, acesse: https://encurtador.com.br/Rsylm


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros