QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA?
QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA?
Mara Silva
Quem cuida de quem cuida?
Sabemos que, quase sempre, quem cuida é uma mulher – muitas vezes, uma mãe. Mas quando perguntamos quem cuida delas, o silêncio costuma ser a resposta. Porque, na maioria das vezes, não há alguém.
O peso do cuidado geralmente recai sobre as mulheres, especialmente mães de gerações passadas, como a minha – um fardo invisível, mantido enquanto convém à sociedade. Por isso hoje, no aniversário da minha mãe e no mês das mulheres, expresso minha gratidão por seus sacrifícios, sejam eles voluntários ou impostos.
Minha mãe é um grande exemplo de dedicação, entrega e amor incondicional. Durante toda a sua vida, ela se doou sem reservas – ao marido, às filhas, à família, a todos que precisaram do seu cuidado e carinho. Sempre presente, sempre atenta, sempre pronta a oferecer apoio de diferentes as formas, ainda que isso significasse deixar de lado suas próprias necessidades, seus sonhos e até mesmo o descanso que lhe era devido. Nem mesmo durante o seu tratamento de um câncer de mama super agressivo, deixou de cuidar das pessoas ao seu redor.
Mas hoje, mais do que celebrar sua vida, quero lembrá-la, mãe, de algo essencial: o amor que você deu merece voltar para você em dobro. Todo esse trabalho invisível, todo o cuidado que dedicou aos outros, também precisa ser recebido. Você merece reconhecimento não apenas pelo que fez, mas pelo que é – uma mulher forte, generosa, cheia de luz, digna de toda a felicidade e gratidão que o mundo tem a oferecer.
Que este novo ciclo lhe traga tudo o que sempre ofereceu aos outros: amor, respeito e acolhimento. Que você se permita ser cuidada, ser lembrada, ser realizada. Permita-se olhar para si e se priorizar, ir atrás dos seus sonhos – e, acima de tudo, ser feliz. Porque, se existe alguém que merece isso, essa pessoa é você.
Feliz aniversário, mãe! Hoje e sempre, você é e sempre será preciosa.