Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Domingo – Dia de Matinê no Cinema Local domingo, 05 de março de 2023

"QUASE DEUSES" (2004), UMA OBRA-PRIMA MOTIVACIONAL

 

HOJE: FILME DE AÇÃO E PRECONCEITO

"QUASE DEUSES" (2004), UMA OBRA-PRIMA MOTIVACIONAL  

Gentileza do Colunista Cícero Tavares

 

 

                                           Cartaz do filme "Quase Deuses", quando lançado em Blu-Hay 

 

Ao longo de sua mais de uma hora e cinquenta minutos de duração, "Something The Lorde Made" (2004), traduzido no Brasil para "Quase Deuses", narra o cotidiano de Vivien Thomas (Yassin Bey) e Alfred Blalock (Alan Rickman). O primeiro, um homem negro, pobre, desacreditado diante da possibilidade de saída do determinismo que o sufoca para trilhar caminhos mais dignos. O segundo, um médico renomado da universidade de Vanderbilt, em Nashville. Ambos situados na década de 1940. Um era de conflitos bélicos mundiais e muitas mudanças de paradigmas sociais.  

A relação de ambos começa depois que Vivien consegue uma vaga de faxineiro na universidade. Curioso, ele sempre executa os seus serviços observando como as coisas funcionam ao redor, numa postura de pesquisador.  

Vivien não quer apenas limpar e receber o seu salário no final do período, mas conhecer como se desdobram os processos por onde passa. Ele tem faro de investigador, pesquisador, posicionamento inicial que o fará ir tão longe, mais que o esperado, tornando-se um renomado cientista e médico, ganhador do Honoris Causa, em 1976, a despeito da discriminação.  

O filme "Quase Deuses" acompanha passo a passo a vida do jovem negro Vivien Thomas (1910-1985), afro-americano, afetado pela Grande Depressão dos EUA, com a trilha sonora emotiva de Christopher Young, importante para o impacto dramático de cada passagem transformadora na vida destes personagens que aprendem muito entre si. 

O longa metragem segue duas vertentes interessantes: uma explícita e outra implícita. Expressa a trajetória de Vivien Thomas, sua superação, tecnicidade e humildade. Onde o conhecimento empírico adquirido de Thomas, mesmo que informalmente, somado com a exatidão científica do Dr. Alfred Blalock, chefe do laboratório e pesquisador incomum, torna-se uno, transmitindo a ideia de que o ser humano é dotado da habilidade de aprender e criar. 

Toda a experimentação da dupla, às vezes incompreendida, fazia-se necessária para o avanço nas pesquisas médicas. Totalmente laicos, embasados nos resultados das análises com cobaias, geralmente cachorros, foram audazes o suficiente para romper a intangível ciência formada pelos doutores de sua época, quebrando paradigmas em pró de seu objeto de estudo, a saúde do homem. Ainda expõe a tristeza de Vivien dada ao não reconhecimento de seu trabalho e a discriminação racial freqüente.  

A outra vertente é a demonstração tácita dos fatos históricos onde se ambienta a película. Começando na Grande Depressão, recessão econômica dos EUA no início da década de 30, resultando em altas taxas de desemprego, e queda exorbitante da produção industrial e de renda, resultando no confisco do dinheiro em bancos, motivo pelo qual Vivien perdeu suas economias, que juntou, a longo prazo, para concretizar o sonho da casa própria.  

Percorre sobre a metodologia usada pela medicina na época, onde não se dispunha de recursos tecnológicos como ferramenta, na busca constante da técnica mais apurada para diagnóstico e cura. Mas o foco implícito deste filme é a narrativa da Segregação Racial, onde naquela época nos EUA, os negros eram discriminados, separados como raça inferior, vivendo numa liberdade escravizada, tratados como escória, marginalizados em tudo, onde não podiam freqüentar ambientes destinados à elite branca, até mesmo dentro das instituições públicas.    

O aclive que vai de pequenos gestos quase imperceptíveis, até a manifestação da luta do irmão de Vivien, por igualdade de salário entre professores negros e brancos, dá ao filme um caráter analítico, onde os grandes vilões são a ignorância e a discriminação racial. O filme a grosso modo é informativo, mas sua entrelinha subjetiva uma lição de humanidade, perseverança, superação, luta contra o preconceito racial e quebra das idéias formadas, seja cientifica ou religiosa. 

No epílogo, fica clara a mensagem subentendida do filme, quando o sonho de Vivien Thomas se torna realidade, recebendo o título de Doutor Honoris Causa. Também se realiza o "eu tenho um sonho" de Martin Luther King (1929-1968), ativista contra o preconceito e a segregação racial, que, em trechos de seu discurso antológico, enfatiza: 

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." 

"Amor é a única força capaz de transformar um inimigo em um amigo."

a) Quase Deuses - Trailer Oficial

     

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros