Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 13 de abril de 2020

QUARENTENA: APRENDA A FAZER PÃO EM CASA

 

Quarentena: como fazer pão em casa, desde o básico do caderno da vovó até o de levain

Aprenda o passo a passo de várias opções: tem receita caseira com abobrinha e de brioche e também de chef e padeiro profissional
 
 
Pão nosso de cada dia, para fazer em casa Foto: Marcos Ramos
 

Para aqueles que podem ficar em casa durante o isolamento de combate ao novo coronavírus, uma solução é aprender a fazer o próprio pão, um alimento tão prático quanto simbólico.

— Fazer pão em casa é um ritual muito antigo, que muitas culturas nunca deixaram de praticar — diz a padeira Iona Rothstein, do Empório Jardim, que se formou em gastronomia em Israel e ensina a receita de seu pão pita. — O israelense, árabe, cristão ou judeu, tem uma cultura ligada à mesa farta, e o pita sempre acompanha. Ajuda a limpar o prato. Como os franceses com as baguetes.

A chef Dida Borges aproveitou a quarentena para recriar uma receita antiga da avó, mineira.

— Minha avó fazia um pão de abobrinha caseiro que pode levar fermento de bolo se não tiver o de pão. É super-rápido, ideal para sanduíches e resiste bem na geladeira, podendo ser congelado — diz Dida, que dá o passo a passo que leva farinha de grão de bico e queijo parmesão.

Abaixo, algumas receitas de pães para fazer em casa. Mãos à massa!

Pão pita

Iona Rothstein

Pao pita de Iona Rothstein Foto: Iona Rothstein
Pao pita de Iona Rothstein Foto: Iona Rothstein

 

Ingredientes

550g de farinha de trigo

330g de água em temperatura ambiente

15g de fermento biológico fresco

15g de sal

20g de açúcar

Preparo

Se tiver batedeira, misturar tudo com o gancho de massa em velocidade lenta. Quando soltar dos lados, aumentar para velocidade média por mais dois minutos. Terminar de sovar a massa numa bancada com farinha. Sem batedeira, força no braço. Sovar a massa até ficar lisa. Fazer uma bola lisa e cobrir com pano . Esperar 30 minutos até dobrar de tamanho. Dividir a massa em nove pedaços de mais ou menos 100g. Fazer bolas não muito apertadas e deixar descansar por mais 15 minutos. Quando a massa estiver fermentada, espalhe farinha numa bancada e abra as bolas em discos de 10 a 15cm de diâmetro com ajuda de um rolo (ou uma garrafa). Esquentar uma frigideira anti aderente, botar um disco e tampar. Uns três minutos de cada lado ou até ficar bem douradinho.

 

Brioche na forma

Thiago Caiafa

Pão Brioche, de Thiago Caiafa Foto: Arquivo pessoal
Pão Brioche, de Thiago Caiafa Foto: Arquivo pessoal

 

Ingredientes

250g de farinha de trigo

4g de fermento biológico

30ml de leite

20g de açúcar

3 ovos

110g de manteiga

Preparo

Bater em velocidade todos os ingredientes em uma batedeira até obter uma massa homogênea. Colocar a massa, que ficará bem macia, em uma vasilha e deixar descansar por três horas, coberta com um plástico ou pano de prato. A massa crescerá bastante. Mexer com delicadeza com uma espátulaa de silicone e transferir para uma forma estilo bolo inglês e deixar descansar por mais duas horas. Pré-aquecer o forno a 180 graus e assar o pão por 25 minutos ou até ficar dourado. Deixar descansar na própria forma por pelo menos mais 30 minutos, pois o pão continua assando enquanto esfria.

Pão de cacau

Flavio Alves (Farinha Pura)

Pão de cacau: Flavio Alves (Farinha Pura) Foto: Divulgação/Lipe Borges
Pão de cacau: Flavio Alves (Farinha Pura) Foto: Divulgação/Lipe Borges

 

Ingredientes

1kg de farinha (de preferência 00)

Gotas de chocolate

100g de cacau 100%

25g de fermento biológico

700ml de água de açúcar

20 de sal

raspa de casca de laranja

Preparo

Colocar na batedeira fermento, 500ml de água, farinha já misturada com cacau e bater por sete minutos na velocidade 1. Acrescentar o sal, 200 ml de água, as gostas de chocolate e as raspas de laranja e bater na velocidade 2 por três minutos. Dobrar a massa e descansar por 12 horas. Após isso, dividir em quatro pedaços e descansar por mais 30 minutos. Aquecer o forno em 240 graus por dez minutos. Colocar o pão para assar por 20 minutos. Depois de assado, deixar descansar por 30 minutos antes de servir.

 

Pão italiano

Michele Petenzi (L'ulivo Cucina e Vini)

Ingredientes

1,2kg de farinha (de preferência 00)

720g de água fria

48g de sal

6g de fermento biológico fresco

Preparo

Derreter o sal na água, acrescentar a farinha com o fermento. Amassar por cinco minutos, deixar descansar por 20 minutos. Começar as dobras, fazer quatro dobras a cada 30 minutos por duas horas mantendo a massa na geladeira. Deixar descansar por 20 horas na geladeira. Depois, dividir a massa em quatro, dar o formato e colocar numa forma. deixar descansar por oito a dez horas na geladeira. Assar em forno pré-aquecido por 30 minutos a 240 graus e depois por mais 20 minutos a 210 graus.

Baguete

Antonio Carlos Barbosa (Casa Carandaí)

Ingredientes

1kg de farinha (de preferência 00)

20g de sal

600ml de água gelada

40g de fermento biológico fresco

Preparo

Misturar em um bowl todos os ingredientes secos. Adicionar águas aos poucos, mexendo até formar uma massa homogênea. Comece a sovar (com a mão, vai com a massa empurrando e volta puxando, em movimento repetitivo, isto é a sova), até dar o ponto de véu (quando você estica a massa com as mãos e ela fica bem fina). Descansar por 20 minutos em um bowl coberto com um pano. Após este primeiro descanso, separa a massa em pedaços de aproximadamente 200g . Cada pedaço é pré-modelado e colocado no tabuleiro. Deixe descansar mais 20 minutos (novamente coberta com pano) e modele no formato da baguette. Descanse por mais 1 hora. A massa vai dobrar de volume. Com uma faca, faça pequenos cortes em cima da massa. . Com o tabuleiro já dentro do forno, a 240 graus, borrife um pouco de água somente em cima das baguettes, e deixa assar de 15 a 20 minutos.

 

Focaccia

Bruno Katz (Nosso)

Ingredientes

1kg de farinha italiana tipo 00

75ml de água

220g de fermento natural ou 55g de biológico

20g de sal

Preparo

Em um bowl grande colocar a farinha e em outro, o levain (verificar se o levain boia), depois misture tudo. Descansar por 20 minutos, adicionar o sal diluído em água, até homogeneizar. Fazer a dobra. Por duas horas dobrar a massa a cada 30 minutos. Descansar por 90 minutos abrir no tabuleiro, deixar dobrar de tamanho e assar a 250 graus.

Pão de ervas

Valéria Lomeu

Pão de ervas: Valéria Lomeu Foto: Arquivo pessoal
Pão de ervas: Valéria Lomeu Foto: Arquivo pessoal

 

Ingredientes

1 xícara de chá de leite morno

1 colher de sopa de açúcar

2 cebolas média

1 colher de sopa de sal

1 xícara rasa de chá de óleo (soja ou côco)

3 ovos inteiros

1 colher de sopa de alecrim

1 colher de sopa de orégano

1 xícara de chá de manjericão fresco

1 molho de cheiro verde

3 dentes de alho

10g de fermento biológico

1kg de farinha de trigo

Preparo

Bater no liquidificador: leite, cebola, açúcar, sal, óleo, alecrim, orégano, manjericão, cheiro verde, ovos e alho. Depois de bem batido, colocar o fermento e bater ligeiramente. Desligar e colocar em uma bacia grande, ir acrescentando a farinha aos poucos até a massa ficar macia e soltando da bacia. Colocar a massa na bancada e sovar um pouco. Dividir a massa toda e fazer os pãezinhos com cada parte. À medida que for enrolando os pães colocar em tabuleiro untado. Quando terminar de enrolar os pães, pincelar gema e jogar gergelim, chia ou linhaça e colocar para assar em forno pré-aquecido a 200 graus. Até ficar dourado.

 

Pão de abobrinha

Dida Borges

Ingredientes

1 ½ xícara de abobrinha ralada no ralo grosso

1 ½ xícara de farinha de grão-de-bico

2 colheres de chá de fermento em pó

½ colher de chá de sal

Pimenta do reino a gosto

½ xícara de azeite de oliva

1 xícara de queijo parmesão ralado

2 ovos

Preparo

Unte uma forma de bolo inglês com azeite e farinha de trigo. Num bowl, misture a abobrinha ralada, a farinha de trigo, o fermento em pó, o sal e a pimenta do reino. No liquidificador, bata o azeite, o parmesão e os ovos até que vire uma mistura homogênea. Em seguida junte essa mistura ao bowl, coloque na forma untada e asse em forno médio por 40 minutos ou até crescer e dourar. Fica a dica: fatie como pão de forma e monte sanduíches variados, com recheios como tomate, pesto de manhericão e burrata; mozzarella de búfala, presunto de parma e rúcula; queijo ementhal com salaminho; pasta de frango desfiado com cenoura, ricota e ervas frescas e salada de atum com tomate cereja.

Pão belga

Fred de Maeyer

Ingredientes

350g de farinha de trigo

130ml de leite

100g de passas

70g de manteiga derretida

75g de açúcar

1 ovo

10g de fermento para pães fresco ou 1 colher de chá de fermento

1 pitada de sal

1 ovo batido (para pincelar na massa)

1 colher de sopa de leite (para pincelar na massa)

Preparo

Colocar as passas de molho em água morna por dez minutos. Amornar o leite e dissolver o fermento para pão. Reservar. Misturar a farinha, o açúcar, o sal e acrescentar ao poucos ao leite com fermento diluído. Bater por cinco minutos na batedeira, usando o gancho de pães. Se preferir, pode misturar com as mãos, vigorosamente, até que os ingredientes estejam todos incorporados. Juntar a manteiga derretida e misturar o ovo. Escorrer as passas e juntar à massa. Sovar um pouco até formar uma massa elástica. Se necessário, juntar um pouco mais de farinha de trigo.

 

Deixar a massa num recipiente coberto com filme plástico na geladeira durante a noite para que cresça.

Deixar em temperatura ambiente por 1 hora antes de assar. Colocar então numa forma para pão ou bolo inglês, forrada com papel manteiga e pincelar com a mistura do ovo e do leite. Levar a forno pré aquecido a 200 graus por 40 minutos ou até crescer bastante e ficar moreninho.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros