QUANTO MAIS QUENTE MELHOR
QUANTO MAIS QUENTE MELHOR - SOME LIKE IT HOT
Enfim um título em português criativo e original.
D.Matt
Porque existem poucos filmes de comédias clássicas ? Não é por falta de grandes atorescomediantes, geniais em verdade, cito como exemplo apenas um que vale por dezenas, o inesquecível e maravilhoso CANTINFLAS.
Mas o mais genial é quando um artista de talento , reconhecido pelos seus grandes desempenhos em grandes dramas, aventuras e romances, aceitam trabalhar em grandes comédias, algumas inesquecíveis como neste caso.
As comédias para serem levadas à sério, exigem um grande diretor com muito talento, do contrário descambam para o pastelão e não há enredo e produção que salve uma comédia mal feita, e é muito difícil fazer uma boa comédia , mesmo com grande produção, sem a mão firme e talentosa de um grande diretor.
Neste caso, todos tiveram sorte, pois o diretor é o grande BILLY WILDER que conseguiu um milagre, contratou um elenco de primeiríssima grandeza, atores de grande projeção e muito talento, todos GIGANTES na arte de representar, Elenco este que conta com celebridades cinematográficas como : Marylin Monroe, Tony Curtis, Jack Lemmon, George Raft , Pat O'Brian, e Joe E. Brown.
Jack Lemmon já tinha sido dirigido ótimamente pelo diretor BILLY WILDER , NA DELICIOSA COMÉDIA ROMÂNTICA" THE APARTMENT " filme premiadíssimo vencedor de 6 Oscars, incluindo Melhor Filme. Tony Curtis como sempre bem correto e com muita versatilidade, compõe o seu personagem difícil, pois a toda hora aparenta ser duas personalidades diferentes e demonstra grande talento para comédias. Marylin Monroe está adorável, nunca esteve mais bela, mais sedutora, mais atriz, segura com muita dignidade e competência num personagen difícil, cantando ( belíssimamente ) , mostrando o seu enorme talento no gênero comédia.
Os demais estão excelentes, ninguém escapa da direção segura e competente do maestro Billy Wilder, com um destaque merecido para o excelente Joe E. Brown que soube aproveitar a oportunidade e mostrar nesse filme o que era capaz de fazer, relembrando os bons tempos.
Os Bandidos, a Máfia e a Policia estão bem contidas e não exageram criando uma situação que se não fora bem contida daria um enorme pastelão, o que o diretor soube dosar e evitar no seu filme.
A estória é hilária e muito bem bolada, quando dois musicos são perseguidos pela Mafia e para fugir se travestem de mulher e vão trabalhar em uma orquestra só de mulheres, na qual cantora é a deliciosa Marylin Monroe.
A comicidade explicita começa na viagem de trem, quando Jack Lemmon fica entusiasmado por estar entre tantas mulheres fogosas e abre um enorme olho quando lhe perguntam o nome e ele apatetado responde num aparente estado fóra de si e responde o primeiro nome que lhe vem a mente " DAPHNE " e fica sendo Daphne até o fim do filme.
Tony Curtis entra na farsa e personifica uma " Josephine " hilária e com muitas situações dificeis, pois está perdidamente apaixonado pela sua colega de banda Marylin Monroe. Eles continuam sendo procurados e perseguidos pela Máfia, cujo chefe o lendário George Raft está sempre no seu caminho e a farsa tem que continuar.
Um bem bolado esquema cômico é belamente explorado quando o personagem travesti "Daphne " encontra um Playboi bem corôa, milionário (Joe E. Brown) que fica apaixonado pela Daphne e ela para melhor se esconder da Mafia aceita a corte e em algumas cenas hilárias, dançam rumbas e tangos , juntos como um par apaixonado. Esse personagem interepretado pelo ótimo ator comediantye JOE E. BROWN é um achado incrível, pois a sua presença no filme ajuda a manter o rítimo cômico em alta dose e sua parceira (Daphne ) mesmo a contragosto colabora na farsa para manter a sua segurança e a do seu amigo. Impagável é a cena na qual a personagem Daphne conta para o seu amigo também travesti que recebeu uma proposta de casamento e quando questionada porque aceitaria, responde, por segurança, pois quando ele descobrir que não sou uma mulher, vai pedir divorcio e vou receber uma gorda pensão mensal.
Cenas tórridas entre Marilyn e Tony Curtis no Yatch do milionário Playboy apaixonado , e grande cena , quando na orquestra a cantora Marilyn canta chorando de infelicidade pois acredita que perdeu o seu amor pelo personagem que na verdade é o travesti' JOSEPHINE " E ESTA AO SEU LADO , A ABRAÇA E DA-LHE UM APAIXONADO BEIJO NA BOCA DIANTE DE TODA ORQUESTRA, PROVOCANDO UM ESCANDALO E MUITA SURPRESA.
A DIREÇÃO DO FILME É EXCEPCIONAL, SOMENTE UM GRANDE DIRETOR COMO BILLY WLDER PARA SABER DOSAR AS SITUAÇÕES DE FARSA E MANTER OS PERSONAGENS EM TRAVESTIS NO TOM CERTO, SEM RESVALAR PARA O RIDÍCULO OU AFETAÇÕES AFEMINADAS. TUDO ESTÁ DENTRO DO RITMO DE COMÉDIA DE ALTA CLASSE, JAMAIS DESCAMBANDO PARA O PASTELÃO DAS COMÉDIAS BARATAS.
O FILME FOI INDICADO PARA SETE PREMIOS OSCARS, O CRITICO CRIADOR DO LIVRO MOVIE &VIDEO GUIDE LEONARD MALTIN's CLASSIFICOU ESTE FILME COMO "" LENDÁRIO, SENSACIONAL DO INICIO AO FIM ", COM A MAIOR COTAÇÃO (CINCO ESTRELAS) NO SEU REFERIDO LIVRO. NA ÚLTIMA EDIÇÃO EM MEU PODER, ( DE 2.020 ) ESTE LIVRO CONTÉM 20,000 FILMES COM VERBETES E SINOPSE DOS FILMES, COM COTAÇÕES DE 0 A 5.
Faço esta informação apenas para mostrar aos leitores o grau de qualificação e aceitação cr[itica desse filme, que é merecidamente considerado como o melhor filme comédia de todos os tempos.
O final é inesquecivel, e acredito ser o diálogo final mais famoso da toda história do cinema, pois quando o playboy apaixonado pela Daphne é informado que ela é um homem, ele simplesmente diz "NINGUÉM É PERFEITO".
ACREDITO QUE ESSA FRASE FAMOSA, SEJA RECONHECIDA COMO A FRASE FINAL MAIS PERFEITA E GRATIFICANTE EM TODO O FILME E UM DOS MOTIVOS DO SEU GRANDE SUCESSO.
Acredito que talvez essa frase tenha sido escrita, no intuito de considerar que ao dize-la o Playboy corôa não estava se importando se ele era mulher ou não, pois ela já sabia que a DAPHNE, na realidade era um travestí.
The End