Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 20 de julho de 2019

QUANDO O ESPORTE CHEGOU À LUA

 

Quando o esporte chegou à Lua
 
Quinto homem a pisar no único satélite natural da Terra, o norte-americano Alan Shepard desafiou a Nasa em fevereiro de 1971: levou um taco e duas bolinhas na bagagem durante a Missão Apollo 14 e brincou de golfe

 

» Marcos Paulo Lima

Publicação: 20/07/2019 04:00

O astronauta criou o taco com um tubo de ferro usado para coletar amostras de poeira: três tentativas e dois acertos (NASA/Reuters - 5/2/15 )  

O astronauta criou o taco com um tubo de ferro usado para coletar amostras de poeira: três tentativas e dois acertos

 



O esporte tem (ou teve) alguns extraterrestres, como o Rei Pelé, Lionel Messi, Michael Jordan, Michael Phelps, Roger Federer, Michael Schumacher, Muhammad Ali, Tiger Woods, mas nenhum deles conseguiu a proeza de bater embaixadinha, sacar, acelerar, dar jabs, diretos, cruzados ou tacadas a 384.400km do planeta Terra. O primeiro “atleta” a praticar uma das 33 modalidades olímpicas na Lua chama-se Alan Shepard (1923-1998).

Há 50 anos, em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong entrou para a história como o primeiro dos 12 humanos a pisar no solo lunar. Da dúzia de privilegiados, somente Shepard, o mais velho da lista, desafiou as leis da gravidade e arriscou praticar esporte no único satélite natural da Terra. O astronauta participava da Missão Apollo 14. Era fã de golfe. “Pelé” da modalidade, Tiger Woods nem existia. Nasceu em 1975. Provavelmente, Shepard era fã dos compatriotas Lee Trevino, Jack Nicklaus, Arnold Palmer e Orville Moody — os caras da época. Em 5 de fevereiro de 1971, ele peitou a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e levou na bagagem da expedição um taco de golfe e duas bolinhas.

A ideia começou com uma piada do comediante norte-americano Leslie Townes Hope. Bob Hope, como era conhecido, visitou as instalações da Nasa e simulou um swing — o movimento mais importante do golfe — dentro de uma sala sem gravidade. Fanático pela modalidade, Alan Shepard testemunhou a invenção de moda e imaginou como seria uma tacada semelhante bem longe dali. No espaço.

Ao saber que seria mais um homem a pisar na Lua, Shepard quis ser diferente. Deu início a uma negociação com os chefes. Sugeriu a tentativa de praticar golfe e teria ouvido não como resposta. Insatisfeito, insistiu e chegou a um acordo. Ele só jogaria golfe na Lua depois de cumprir com excelência todos os objetivos científicos da Missão da Apollo 14. Diretor dos astronautas à época, Bob Gilruth se rendeu ao fã de esporte e autorizou a experiência.

Sem gasto extra

O taco escolhido era um ferro 6 da marca Wilson Staff, embora, na realidade, fosse apenas a cabeça, que era acoplada a uma ferramenta com a forma de um tubo alongado. O objeto servia para coletar amostras de poeira da superfície da Lua — uma das missões da expedição Apollo 14. Na época, Shepard fez questão de comprar as bolinhas de golfe do próprio bolso e prestou contas à sociedade norte-americana. Ao retornar, deixou claro ao povo: “Não houve nenhum gasto extra para o contribuinte”, brincou o astronauta.

Em 5 de fevereiro de 1971, Shepard concluiu a missão com excelência acompanhado dos colegas Stuart Roosa e Edgar Mitchell. Era hora do show time. O astronauta lembrou ao gestor Bob Gilruth o pacto celebrado na Terra. Virou-se para a câmera e afirmou: “Houston, você pode ver o que tenho na mão? É um autêntico ferro 6 (...) Infelizmente, é tão rígido que não consigo fazer isso com as duas mãos, mas vou tentar”, avisou.

Na primeira das três tacadas, Shepard não acertou a bola. A desengonçada roupa pressurizada de astronauta o forçou a dar a tacada só com uma mão, e ele só golpeou o ar. Persistente, conseguiu nos dois lances seguintes. No primeiro, deslocou a bola por cerca de 40 metros, relatam os historiadores da Nasa. A distância percorrida pela segunda é um mistério até hoje. Segundo o próprio astronauta... “Voou milhas e milhas”, brincou.

Ousadia

O fato é que, 50 anos depois de Neil Armstrong pisar na Lua pela primeira vez — e dizer a célebre frase “Esse é um pequeno passo para homem, mas um grande salto para a humanidade”, Alan Shepard segue sendo o único homem a transformar o solo lunar em um campo de golfe para a prática do tradicional esporte de elite inventado na Escócia por volta do ano 1400.

Quase vetado na Lua, o golfe também chegou a sofrer censura aqui na Terra em 1457. O rei Jaime II da Escócia e o parlamento consideravam esse esporte uma diversão que afetava os interesses do país. Se há vida além da Terra, duas bolinhas estão perdidas por lá desde aquele 6 de fevereiro de 1971. Foram deixadas na Lua pelo ousado Alan Shepard. Quem sabe o golfe é praticado por algum extraterrestre...


"Houston, você pode ver o que tenho na mão? É um autêntico ferro 6 (...) Infelizmente, o naipe é tão rígido que não consigo fazer isso com as duas mãos, mas vou tentar” 
Alan Shepard, astronauta, sobre o taco e as bolinhas usadas na Missão Apollo 14


Os escalados

Os 12 homens que pisaram em solo lunar

Astronauta    Data    Idade
  • Neil Armstron    21/7/1969    38 anos
  • Buzz Aldrin    21/7/1969    39 anos
  • Pete Conrad    19/11/1969    39 anos
  • Alan Bean    18/11/1969    37 anos
  • Alan Shepard    5/2/1971    47 anos
  • Edgar Mitchell    5/2/1971    40 anos
  • David Scoltt    31//8/1971    39 anos
  • James Irwin    31/8/1971    41 anos
  • John Young    21/4/1972    41 anos
  • Charles Duke    21/4/1972    36 anos
  • Eugene Cerman    11/12/1972    38 anos
  • Harrison Schmitt    11/12/1972    37 anos
  • Jornal Impresso

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros