Começa um novo ano e o hit do verão se torna um assunto recorrente na boca do povo. Os dois primeiros meses do ano ficam marcados pela música, que toca repetidas vezes, até a chegada do carnaval. Em 2019, a tendência é que a tradição se mantenha.
A música que estourou primeiro e está fazendo sucesso nas rádios e plataformas de streaming é Jenifer, de Gabriel Diniz. O cantor lançou o “forrónejo” com um refrão chiclete e uma levada animada, o que levou o single ao topo das paradas musicais. “É um divisor de águas na minha carreira, uma conquista. A música é ousada, irreverente e bem humorada e essas características combinam comigo”, avalia Gabriel, em entrevista ao Correio.
A empolgante composição traz, ainda, um clipe estrelado pela atriz Mariana Xavier, responsável por simbolizar a quebra dos padrões estéticos historicamente impostos na sociedade.
“Jenifer veio para quebrar paradigmas e desconstruir os estereótipos impostos de forma padronizada, trazendo autoestima para diversas mulheres que não se identificavam com esses padrões pré-estabelecidos de beleza”, pontua Gabriel Diniz.
Segundo o jornalista Osmar Martins, especialista quando o assunto é carnaval, a música se tornou uma febre e uma forte concorrente a hit do verão por conta da divulgação por trás do sucesso. “Acredito que o sucesso vem da letra fácil, da execução maciça nas emissoras de rádio e plataformas digitais e do tema que aborda”, explica.
A receita do sucesso
Márcio Victor, cantor do grupo Psirico, tem experiência em hit do verão. Ele já emplacou sucessos como Lepo lepo e Elas gostam (Popa da bunda) nos carnavais de 2014 e 2018, respectivamente. O vocalista garante que a fórmula é simples: escutar a voz do povo.
“Para fazer uma música, a gente busca inspiração no povo, fala o que o povo quer falar. A gente pesquisa, anda pela rua, passa pelos lugares movimentados e encontra assuntos de que o povo gosta. Um hit precisa de dança, coreografia, uma letra que pega”, ensina.
Uma vez que a relação música e povo surge, estamos diante de um sucesso. É com essa união que o grupo Psirico pretende chegar a mais um sucesso em 2019. A música Rei leão é a aposta dos músicos para o carnaval. O clipe oficial conta com a participação de vários youtubers da Bahia representando animais e faz referências sonoras à animação homônima da Disney.
“A música Rei Leão foi lançada recentemente e já tem uma adesão grande das pessoas. Ela surge com uma letra mais leve, com uma alegria que contagia todo mundo, da criança ao mais velho. Se não for o hit do verão, eu estou louco. Já tem ambulante comprando máscara de leão para vender”, disse o empolgado Márcio Victor.
O jornalista Osmar, no entanto, faz questão de pontuar que o axé não é mais o único protagonista do carnaval: “Com a chegada de outros ritmos que passaram a fazer parte do repertório de artistas e bandas, hits do sertanejo, funk, arrocha e sofrência entraram com força na festa.”
Ritmo envolvente
É nesse embalo que a drag queen Gloria Groove, dona dos hits Bumbum de ouro e Arrasta, lançou, nos primeiros dias de janeiro, a faixa Coisa boa. “Foi um experimento com o 150 BPM”, ela explica, referindo-se ao compasso acelarado da canção. “Eu sentia a capacidade de a música ser maior, mais forte, uma música resistente. Para mim, existe um lugar em que o nosso fogo e a nossa luta se encontram e Coisa boa está nesse lugar”.
Engajada na luta pela representatividade LGBT+, Gloria reconhece que a faixa é bem mais que uma batida envolvente. “Tem que ser hit do verão, sim, tem que ser curtição, mas além disso precisa ocupar espaços e representar a luta”, conta Gloria. “Coisa boa é muito maior que um projeto para o verão. Sou uma drag queen dando certo no Brasil, não posso ser tão alheio ao que está acontecendo”.
Sobre o clipe já lançado e com direção de Felipe Sassi, a artista conta: “Foi gravado numa prisão desativada há 15 anos, muito legal gravar lá”. Mesmo no videoclipe, Gloria faz questão de ressaltar o significado real da canção. “Segue muito a linha de não se deixar abalar pela opressão, levantar a cabeça, porque uma hora a liberdade vai cantar”, ela brinca.
*Estagiários sob a supervisão de Vinicius Nader
Músicas que conhecemos de outros carnavais:
2018 – Que tiro foi esse? — Jojô Todynho
2017 – Meu pau te ama — MC Gui
2016 – Metralhadora — Vingadora
2015 – Muriçoca soca — O Rei da Cacimbinha
2014 – Lepo lepo — Psirico
2013 - Passinho do volante (Ah Lelek Lek Lek) — DJ Maluco e Alladim
2012 - Gangnam style – Psy
2011 – Ai se eu te pego — Michel Teló
2010 – Rebolation — Parangolé