Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 20 de janeiro de 2019

QUAL SERÁ A MÚSICA MAIS QUENTE DO VERÃO?

 


A música mais quente do verão
 
 
Artistas e especialistas falam sobre o caminho percorrido para chegar ao hit da estação. Jenifer, Coisa boa e Rei leão estão na disputa

 

Mariah Aquino*
Vinícius Veloso*

Publicação: 20/01/2019 04:00

 
 
 
 
Começa um novo ano e o hit do verão se torna um assunto recorrente na boca do povo. Os dois primeiros meses do ano ficam marcados pela música, que toca repetidas vezes, até a chegada do carnaval. Em 2019, a tendência é que a tradição se mantenha.
 
A música que estourou primeiro e está fazendo sucesso nas rádios e plataformas de streaming é Jenifer, de Gabriel Diniz. O cantor lançou o “forrónejo” com um refrão chiclete e uma levada animada, o que levou o single ao topo das paradas musicais. “É um divisor de águas na minha carreira, uma conquista. A música é ousada, irreverente e bem humorada e essas características combinam comigo”, avalia Gabriel, em entrevista ao Correio.
 
A empolgante composição traz, ainda, um clipe estrelado pela atriz Mariana Xavier, responsável por simbolizar a quebra dos padrões estéticos historicamente impostos na sociedade.
 
“Jenifer veio para quebrar paradigmas e desconstruir os estereótipos impostos de forma padronizada, trazendo autoestima para diversas mulheres que não se identificavam com esses padrões pré-estabelecidos de beleza”, pontua Gabriel Diniz.
 
Segundo o jornalista Osmar Martins, especialista quando o assunto é carnaval, a música se tornou uma febre e uma forte concorrente a hit do verão por conta da divulgação por trás do sucesso. “Acredito que o sucesso vem da letra fácil, da execução maciça nas emissoras de rádio e plataformas digitais e do tema que aborda”, explica.
 
A receita do sucesso
 
Márcio Victor, cantor do grupo Psirico, tem experiência em hit do verão. Ele já emplacou sucessos como Lepo lepo e Elas gostam (Popa da bunda) nos carnavais de 2014 e 2018, respectivamente. O vocalista garante que a fórmula é simples: escutar a voz do povo.
 
“Para fazer uma música, a gente busca inspiração no povo, fala o que o povo quer falar. A gente pesquisa, anda pela rua, passa pelos lugares movimentados e encontra assuntos de que o povo gosta. Um hit precisa de dança, coreografia, uma letra que pega”, ensina.
 
Uma vez que a relação música e povo surge, estamos diante de um sucesso. É com essa união que o grupo Psirico pretende chegar a mais um sucesso em 2019. A música Rei leão é a aposta dos músicos para o carnaval. O clipe oficial conta com a participação de vários youtubers da Bahia representando animais e faz referências sonoras à animação homônima da Disney.
 
“A música Rei Leão foi lançada recentemente e já tem uma adesão grande das pessoas. Ela surge com uma letra mais leve, com uma alegria que contagia todo mundo, da criança ao mais velho. Se não for o hit do verão, eu estou louco. Já tem ambulante comprando máscara de leão para vender”, disse o empolgado Márcio Victor.
 
O jornalista Osmar, no entanto, faz questão de pontuar que o axé não é mais o único protagonista do carnaval: “Com a chegada de outros ritmos que passaram a fazer parte do repertório de artistas e bandas, hits do sertanejo, funk, arrocha e sofrência entraram com força na festa.”
 
Ritmo envolvente
 
É nesse embalo que a drag queen Gloria Groove, dona dos hits Bumbum de ouro e Arrasta, lançou, nos primeiros dias de janeiro, a faixa Coisa boa. “Foi um experimento com o 150 BPM”, ela explica, referindo-se ao compasso acelarado da canção. “Eu sentia a capacidade de a música ser maior, mais forte, uma música resistente. Para mim, existe um lugar em que o nosso fogo e a nossa luta se encontram e Coisa boa está nesse lugar”.
 
Engajada na luta pela representatividade LGBT+, Gloria reconhece que a faixa é bem mais que uma batida envolvente. “Tem que ser hit do verão, sim, tem que ser curtição, mas além disso precisa ocupar espaços e representar a luta”, conta Gloria. “Coisa boa é muito maior que um projeto para o verão. Sou uma drag queen dando certo no Brasil, não posso ser tão alheio ao que está acontecendo”.
 
Sobre o clipe já lançado e com direção de Felipe Sassi, a artista conta: “Foi gravado numa prisão desativada há 15 anos, muito legal gravar lá”. Mesmo no videoclipe, Gloria faz questão de ressaltar o significado real da canção. “Segue muito a linha de não se deixar abalar pela opressão, levantar a cabeça, porque uma hora a liberdade vai cantar”, ela brinca.
 
*Estagiários sob a supervisão de Vinicius Nader
 
 
 
Músicas que conhecemos de outros carnavais:
 
2018 – Que tiro foi esse? —  Jojô Todynho 
 
2017 – Meu pau te ama — MC Gui
 
2016 – Metralhadora — Vingadora 
 
2015 – Muriçoca soca — O Rei da Cacimbinha
 
2014 – Lepo lepo — Psirico 
 
2013 - Passinho do volante (Ah Lelek Lek Lek) — DJ Maluco e Alladim
 
2012 - Gangnam style – Psy 
 
2011 – Ai se eu te pego — Michel Teló 
 
2010 – Rebolation — Parangolé
 
Jornal Impresso

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros