Para os brasileiros, o jeito de falar dos mineiros é o mais charmoso e cativante de todo o país. Segundo uma pesquisa realizada pela Preply — plataforma dedicada ao aprendizado de idiomas —, a maneira de pronunciar as palavras em Minas Gerais é, de longe, a mais sexy, ganhando dos pernambucanos e catarinenses. Nem mesmo os baianos, cuja pontuação chegou a alçá-los à segunda posição, foi capaz de abalar o sucesso nacional dos residentes da terra do pão de queijo.
A justifica para eleger o sotaque como o mais charmoso está associada à maneira “cantada” como os mineiros costumam conversar, assim como a mania constante de recorrer aos diminutivos (por lá, “perto” se torna “pertim” e “café”, “cafezim”), atributos que tendem a ser vistos como simpáticos e carinhosos por quem os ouve pela primeira vez.
Pesquisa mostrou que o sotaque mineiro é o mais charmoso — Foto: Divulgação
Para desvendar como cada pronúncia regional é percebida pelas outras pessoas, a plataforma entrevistou entre 19 e 25 de maio 700 internautas: 15% deles do Sul; 44% do Sudeste; 8% do Centro-Oeste; 8% do Norte; e 25% do Nordeste. Mulheres representam 52%, e homens, 48%.
Sotaque fluminense e baiano são marcantes
O famoso sotaque fluminense, marcado pelo chiado do "x", ao lado do jeitinho baiano de se expressar, foram considerados os sotaques mais marcantes.
Ao serem questionados qual sotaque escolheriam se tivessem a possibilidade de mudar seu próprio jeito de falar, os entrevistados no estudo declararam que a opção mais desejada seria a maneira de conversar do Rio de Janeiro, com direito a todos os seus “mermão” e “caraca, brother!”.