Quando o assunto é festa junina, o pensamento sempre acaba no mesmo ponto: a comida. Nesta época, as festas chegam às noites frias, com barraquinhas recheadas de delícias quentinhas do período. Os chefs da cidade não se acomodam e trabalham com receitas típicas.
Entre os ingredientes, muito milho. Isso fica evidente para quem vai ao Biscoitos Mineiros. A casa trabalha no cardápio fixo com diversos preparos característicos do período, como a canjica, o bolo de milho verde e o curau. “Para a época, trabalhamos com algumas outras receitas, que entram no cardápio, como é o caso da maçã do amor e da galinhada”, informa Márcia Regilla, sócia do café.
Outra alternativa que cresce aos olhos são os doces, nos quais o coco ganha um destaque especial. No Fulô di Jirimum, a cocada é feita em diversas versões para o cliente escolher a favorita. “Elas ficam suaves, pois coloco pouco açúcar para valorizar o sabor do coco”, garante Nivalda Neves, chef da casa.
Nos pratos salgados, o arroz é um acerto. A galinhada e o arroz carreteiro são dois clássicos do São João. Na Galeteria Gaúcha, você pode encontrar o tradicional carreteiro. A receita quentinha faz sucesso tanto no restaurante quanto no food truck da marca. “Ele é bem quentinho, ótimo para o frio”, garante Laura Sonda Gregol, sócia da casa. Ela ainda informa: “Esse é um preparo típico do sul do país”.
*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader