Pudim de leite é uma unanimidade. Há quem não adore comer pudim? Mas, basta perguntar como cada um prefere o seu que começa a confusão. "Com furinho e doce de leite", diz um. "Com gemas e leite condensado", fala outro. Pudim é menos consenso do que se pensa.
A seguir, o Paladar apresenta o que considera a receita de pudim ideal. Já avisamos: ele não tem furinhos, é feito em banho-maria no forno e leva leite e leite condensado. É simples de fazer e fica delicioso. A receita foi feita pela chef Talitha Barros, depois de uma série de testes.
+ Sete receitas diferentes de pudim
Preparo
1Cozinhe em fogo baixo o açúcar e a água por cerca de 20 minutos (ou até chegar ao ponto de fio). Despeja a calda na fôrma de modo uniforme.
2Bata no liquidificador os ovos, o leite e o leite condensado, por 20 segundos. Coe para retirar a espuma e reserve em uma tigela.
3Distribua a mistura na fôrma de buraco, por cima do caramelo (que já deve estar firme para não incorporar). Cubra com papel alumínio.
4Encha uma assadeira com água morna e acomode ali a fôrma. Cozinhe no forno em banho-maria a 180°C por 50 minutos.
5Espete o pudim com uma faca - se sair limpa e ele estiver gelatinoso, está pronto. Deixe esfriar e leve à geladeira por 12 horas.
Como fazer o pudim de leite perfeito
-
Pudim de castanha-do-pará
Para a montagem, despeje a calda de caramelo frio na forma de pudim, em seguida junte a massa com cuidado para não espirrar a calda. Por últi
... Leia mais
-
O pudim ideal
Pudim de leite é uma unanimidade. Há quem não adore comer pudim? Mas, basta perguntar como cada um prefere o seu que começa a confu
... Leia mais