|
|
Neymar comemora o gol da classificação com o camaronês Choupo-Moting: assistência de cinema |
Com dois gols nos acréscimos, o Paris Saint-Germain venceu o Atalanta por 2 x 1 em uma virada espetacular, ontem, em Lisboa, e conseguiu se classificar para as semifinais da Liga dos Campeões pela primeira vez em 25 anos. O brasileiro Marquinhos, aos 45 minutos do segundo tempo, e o camaronês Eric Maxim Choupo-Moting, aos 48, fizeram o PSG renascer das cinzas no primeiro duelo das quartas de final do "Final 8" da Champions League, para a grande decepção do time italiano. A trupe de Bérgamo vencia por 1 x 0, com um gol marcado aos 27 minutos pelo croata Mario Palisic e tinha a classificação nas mãos.
Foi uma noite de comemoração para o Paris Saint-Germain, no 50º aniversário de sua fundação (12 de agosto de 1970). Desde 1995, o time francês não chegava às semifinais do principal torneio europeu de clubes quando foi eliminado pelo poderoso Milan do técnico Fabio Capello e ficou fora da final. O time parisiense enfrentará, na terça-feira da próxima semana, o vencedor do duelo entre Atlético de Madrid e RB Leipzig, que entram em campo hoje, às 16h, em outro jogo das quartas de final da competição continental (veja arte ao lado).
Depois de conquistar os quatro títulos das competições nacionais (Ligue 1, Copa da França, Copa da Liga da França e Supercopa da França), o PSG tem pela frente o desafio de ser campeão europeu pela primeira vez — obsessão do clube e de seus proprietários cataris.
Depois de sete anos consecutivos sendo eliminado nas oitavas ou nas quartas de final, o Paris Saint-Germain sobe um degrau e se aproxima do sonho.
Kylian Mbappé, lesionado no tornozelo há quase três semanas, conseguiu voltar e disputou a última meia hora do jogo. A má notícia para o clube francês é a lesão do goleiro Keylor Navas. Ele teve de ser substituído na reta final e vinha fazendo uma bela partida.
A eliminação do Atalanta deixa o futebol italiano sem representantes nesta Liga dos Campeões. Na sexta-feira passada, a Juventus havia sido eliminada nas oitavas por outro clube francês, o Lyon, e no sábado o Napoli perdeu para o Barcelona, também nas oitavas.
Eleito o melhor jogador da partida, Neymar carregou o PSG nas costas no primeiro tempo. No segundo, deu assistência mágica na construção do gol da virada. "Eu não jogo para responder ninguém. Todo mundo sabe da minha qualidade, não é de hoje nem de ontem que eu nasci para o futebol, já tem muito tempo. Eu jogo para ajudar meus companheiros e ser melhor hoje do que ontem", comentou Neymar, após o jogo, em entrevista ao Esporte Interativo.
Otimista, o brasileiro vê o PSG cada vez mais candidato ao título. "O futebol é muito rápido, as coisas podem mudar rapidamente. Tenho na minha cabeça que vamos chegar à final. Ninguém vai tirar da minha cabeça que vamos disputar o título. Demos um passo, teremos outro que vai ser muito complicado, mas vamos juntar forças para fazer mais uma grande partida. Espero que a gente chegue à final”, comentou o craque brasileiro.
Autor do gol de empate, o zagueiro Marquinhos comentou o lance crucial aos 45 minutos do segundo tempo. "Esse gol foi muito merecido, não foi questão de sorte. Jogamos duas finais antes dessa partida. Estávamos bastante motivados e bem condicionados fisicamente", destacou.
"Ninguém vai tirar da minha cabeça que vamos disputar o título. Demos um passo, teremos outro que será complicado, mas vamos juntar forças para fazer mais uma grande partida". Neymar, atacante do PSG