Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quarta, 22 de março de 2023

PSG EM QUEDA: DERROTAS, LESÕES E ATÉ VAIAS PARA O CRAQUE LIONEL MESSI

 

PSG em queda livre: derrotas, lesões e até vaias para o craque Lionel Messi

 

TOPSHOT - Paris Saint-Germain's Argentine forward Lionel Messi reacts during the French L1 football match between Paris Saint-Germain (PSG) and Stade Rennais FC at The Parc des Princes Stadium in Paris on March 19, 2023. (Photo by FRANCK FIFE / AFP). Foto: Franck Fife/ AFP

 

Foto: Franck Fife/ AFP

 

Por Emmanuel Barranguet/ AFP

22/03/2023 | 05h00

Equipe parisiense lidera Campeonato Francês, mas falta de coesão no elenco, além de desconexão entre diretoria, jogadores e torcida pesam na temporada

 

Vaias a Lionel Messi no Parque dos Príncipes, sete derrotas em 2023 e o departamento médico cheio... O Paris Saint-Germain enfrenta um final de temporada em queda livre, apesar de ser o líder do Campeonato Francês com sete pontos à frente do Olympique de Marselha.

Depois de uma primeira parte promissora, a equipa comandada por Christophe Galtier entrou em colapso após o Mundial, culminando na sua crise com a eliminação nos oitavas de final frente ao Bayern de Munique.

Leia também

Ida de Messi a restaurante causa tumulto e euforia nas ruas de Buenos Aires; veja vídeo

 

O treinador mudou de tática, voltando ao esquema com três zagueiros que havia optado no início do percurso. Mesmo contra o Rennes, quatro zagueiros centrais apareceram em sua retaguarda.

 

Messi não vive boa fase no PSG e espera reencontrar bom futebol com a camisa da Argentina.

Messi não vive boa fase no PSG e espera reencontrar bom futebol com a camisa da Argentina. Foto: Anne-Christine Poujoulat / AFP

Galtier não procura “desculpas”, mas “explicações”, apontando para os oito lesionados ausentes no domingo, na derrota por 2 a 0 frente ao Rennes, incluindo os craques Marquinhos, Sergio Ramos, Kimpembe e Neymar.

O clube parisiense não gostou do fato de o técnico apontar os erros dos jovens do elenco e proteger veteranos como Marco Verratti, que tem decepcionado em momentos importantes.

MESSI DISTANTE DO PÚBLICO

Continua após a publicidade

Depois de conquistar o planeta com a Argentina, Lionel Messi não conseguiu manter o nível com o PSG, o que o afastou do público.

Alguns apitos acompanharam seu nome no domingo, quando anunciaram as escalações no Parque dos Príncipes e em várias ações de uma exibição decepcionante.

‘La Pulga’ voltou ao vestiário sozinho enquanto seus companheiros agradeciam o apoio dos torcedores. Três meses depois de completar 36 anos, o campeão mundial não renovou o contrato que encerra nesta temporada. Entre os destinos que vislumbra, segundo a imprensa, estão: um retorno ao Barcelona, seguir os passos de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita ou uma ‘aposentadoria de ouro’ em Miami.

Até o clube, que a princípio parecia convencido a renová-lo, agora duvida se vale a pena fazer um investimento desta envergadura para um jogador que não tem sido decisivo em momentos-chave.

MBAPPÉ E A TENTAÇÃO POR NOVOS ARES

Com Messi mais por fora do que por dentro e Neymar lesionado até o final da temporada, o projeto finalmente se concentraria em Mbappé.

A estrela em busca de recordes corre o risco de perder a paciência com uma equipe incapaz de realizar uma verdadeira reconstrução. “O nosso máximo é este”, declarou após a dura eliminação frente ao Bayern, com o PSG longe de lutar realmente pela passagem aos quartas de final.

Continua após a publicidade

O ídolo do Parque dos Príncipes tem mais um ano de contrato, mas a direção precisa convencê-lo de que é possível vencer a Champions League na capital francesa. Se não renovar, ficará livre em 2024.

COMANDO ATRASADO

As imagens de Luis Campos, diretor de futebol, e Nasser Al-Khelaïfi, presidente do clube, arrasadas na área durante a derrota para o Rennes se espalharam pelas redes sociais.

Nenhum dos dois quis comparecer à imprensa para fazer um balanço da situação. E mais uma vez foi Galtier quem respondeu ao suposto abandono de treino de Messi na semana passada. O técnico argumentou que sentiu algum desconforto.

TÍTULO EM RISCO?

Também eliminado nas oitavas de final pelo seu grande rival, o Marselha, o PSG só tem a brigar pela Ligue 1. Eles têm uma margem suficiente, sete pontos, mas faltam dez jogos, os próximos três contra rivais difíceis como Lyon, Nice e Lens. Se a desconexão continuar, o Olympique de Marselha está atento.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros