Olá, Raimundo, bom dia!
O espetáculo "Quem. Uma Macabéa sem fim" inicia a turnê por escolas públicas de Samambaia, a partir de terça-feira (17/09). No IFB, nos dias 20 e 23/09, as apresentações serão abertas ao público. A entrada é franca, mediante retirada de ingresso.
A iniciativa, idealizada pela atriz e palhaça Elisa Carneiro, integra o projeto "Macabéa - Nascida do chifre do boi", que também vai abordar temas como vulnerabilidade e coragem, especialmente junto ao público adolescente, em duas oficinas: Palhaçaria - o humor como ferramenta de sobrevivência e Mitologia Pessoal.
É possível uma pauta?
Fotos e release
https://drive.google.com/drive/folders/1LbmfnfnOzURSaZnzDNIRAOJI9k27Djmw?usp=drive_link
Atenciosamente,
Bárbara de Alencar
(61) 98343-7369
Projeto "Macabéa - Nascida do chifre do boi" leva reflexão sobre vulnerabilidade e coragem para estudantes de escolas públicas
Iniciativa oferece oficinas e apresentações teatrais no CED 619 e no IFB, em Samambaia
Primeiro solo da atriz e palhaça brasiliense Elisa Carneiro, o espetáculo “Quem. Uma Macabéa sem fim” inicia a turnê por escolas públicas de Samambaia, a partir de terça-feira (17/09). A iniciativa integra o projeto “Macabéa - Nascida do chifre do boi” e tem como inspiração poética a personagem principal do clássico da literatura brasileira A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Além da peça, os estudantes também poderão participar de duas oficinas: Palhaçaria - o humor como ferramenta de sobrevivência e Mitologia Pessoal.
O objetivo, de acordo com a idealizadora do projeto, Elisa Carneiro, é abordar temas como vulnerabilidade e coragem, especialmente junto ao público adolescente neste primeiro momento. E, claro, tudo regado com muito humor. “O medo de ser quem se é muitas vezes é o grande gerador de ansiedade entre as pessoas, principalmente entre os jovens. Existe sempre um padrão a ser seguido. O medo de ser ridicularizado e o medo de falhar são uns dos principais responsáveis por criar essa cultura predatória, colocando-os em contextos de isolamento. Para fazer um contraponto a essa realidade, o projeto “Macabéa - Nascida do chifre do boi” vai trabalhar a experiência da incerteza, do risco e da exposição, que podem se transformar em disparadores de emoções como a ansiedade e o medo”, segundo a atriz.
A iniciativa vai passar pelo Centro Educacional 619 e pelo Instituto Federal de Brasília, atendendo os jovens estudantes, e público em geral. “A partir da perspectiva do Clown, a ‘Oficina de Palhaçaria - o humor como ferramenta de sobrevivência’ propõe uma visão de mundo por uma lógica invertida, na qual as fragilidades se tornam potencialidades e ferramentas para ampliar as possibilidades de expressão”, explica a atriz. Já a "Oficina de Mitologia Pessoal" pretende construir canais de diálogo com os estudantes para estimular a descoberta de suas próprias jornadas pessoais, usando a mitologia como ferramenta de compreensão e inspiração.
Inclusão e igualdade - O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e reúne uma equipe formada predominantemente por mulheres, fortalecendo o papel e a importância feminina no cenário cultural. Com mais de 30 anos de carreira, a atriz, palhaça e dramaturga Ana Flávia Garcia assina a dramaturgia de “Macabéa - Nascida do chifre do boi”. A direção fica a cargo da dramaturga e musicista de relevância no cenário cultural da capital Fernanda Jacob.
As oficinas também serão direcionadas a jovens neurodiversos trabalhando o que são consideradas vulnerabilidades nos seus contextos sociais e no ambiente escolar e estimulando as potencialidades dos estudantes.
Espetáculo - Fechando a tríade proposta no projeto - Teatro Físico, Palhaçaria, Literatura - a peça “Quem. Uma Macabéa sem fim” coloca em prática a reflexão levantada nas oficinas e terá sessões abertas ao público em geral. A base do processo criativo é a personagem central da obra A Hora da Estrela, escrita por Clarice Lispector, que contrasta com o mito autoral criado por Elisa Carneiro “Nascida do Chifre do boi”. “O texto traz um diálogo intenso com as poéticas contemporâneas, a rotina, as banalidades do dia a dia, o ordinário, e a realidade tão nua e crua inspirada por Macabéa. Esse espetáculo ressalta justamente esses dois mundos, a beleza que existe no cotidiano banal da maioria dos brasileiros e o universo místico que cada um possui dentro de si”, destaca Elisa Carneiro.
SERVIÇO
Espetáculo “Quem. Uma Macabéa sem fim” - projeto Macabéa - Nascida do chifre do boi
Quando: CED 619 - 17 e 19/09. Terça e quinta-feira, às 10h30 e 16h (sessões exclusivas para alunos | IFB - 20 e 23/09. Sexta e segunda-feira, às 09h e 15h (sessões abertas ao público)
Quanto: entrada franca mediante retirada de ingresso no Sympla. (Retire o seu ingresso)
Classificação indicativa: livre
SINOPSE: Aqui temos uma breve história dentre as centenas vividas em diversos tempos por Quem, a nascida do chifre do boi. Quem é um ser mítico sobrenatural que vive há tantos anos nessa terra que já perdeu as contas. Quem é uma estrangeira do tempo. Em “Quem. Uma Macabea sem fim”, testemunhamos as complexas e duras realidades que um ser mítico imortal é obrigado a passar, degringolando lado a lado com a existência humana por toda a eternidade. Quem está em alerta pois há uma espécie de monstro à solta…
FICHA TÉCNICA:
Coordenação Geral: Elisa Carneiro
Dramaturgia: Ana Flávia Garcia
Direção Artística e Musical: Fernanda Jacob
Atriz: Elisa Carneiro
Coordenação Administrativa: Tatiana Carvalhedo (Carvalhedo Produções)
Produção Executiva: Marina Olivier
Assistente de Produção: Fernando Franq
Figurinista: Luazi Luango
Cenógrafa: Nine Ribeiro
Assessoria de imprensa: Mariana Guedes
Registro Audiovisual: Joy Ballard
Fotografia: Diego Bresani e Thaís Mallon
Designer Pleno: Vanessa Santos
Músicos: Larissa Umaytá e Ramiro Galas
Consultor em Acessibilidade e Tradutor de Libras: Virgílio Soares
Oficineiras: Elisa Carneiro e Ana Flávia de Mesquita Garcia
Arte Educadora: Raiane Castro