Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas sexta, 13 de setembro de 2024

PROJETO *MACABÉA - NASCIDA DO CHIFRE DO BOI* - SAMAMBAIA - DF (POSTAGEM DA LEITORA BRASILIENSE BÁRBARA ALENCAR)

Olá, Raimundo, bom dia!

O espetáculo "Quem. Uma Macabéa sem fim" inicia a turnê por escolas públicas de Samambaia, a partir de terça-feira (17/09). No IFB, nos dias 20 e 23/09, as apresentações serão abertas ao público. A entrada é franca, mediante retirada de ingresso.

A iniciativa, idealizada pela atriz e palhaça Elisa Carneiro, integra o projeto "Macabéa - Nascida do chifre do boi", que também vai abordar temas como vulnerabilidade e coragem, especialmente junto ao público adolescente, em duas oficinas: Palhaçaria - o humor como ferramenta de sobrevivência e Mitologia Pessoal.

É possível uma pauta?

Fotos e release
https://drive.google.com/drive/folders/1LbmfnfnOzURSaZnzDNIRAOJI9k27Djmw?usp=drive_link

Atenciosamente,
Bárbara de Alencar
(61) 98343-7369

Projeto "Macabéa - Nascida do chifre do boi" leva reflexão sobre vulnerabilidade e coragem para estudantes de escolas públicas

Iniciativa oferece oficinas e apresentações teatrais no CED 619 e no IFB, em Samambaia

 

 

 

Primeiro solo da atriz e palhaça brasiliense Elisa Carneiro, o espetáculo “Quem. Uma Macabéa sem fim” inicia a turnê por escolas públicas de Samambaia, a partir de terça-feira (17/09). A iniciativa integra o projeto “Macabéa - Nascida do chifre do boi” e tem como inspiração poética a personagem principal do clássico da literatura brasileira A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Além da peça, os estudantes também poderão participar de duas oficinas: Palhaçaria - o humor como ferramenta de sobrevivência e Mitologia Pessoal.

O objetivo, de acordo com a idealizadora do projeto, Elisa Carneiro, é abordar temas como vulnerabilidade e coragem, especialmente junto ao público adolescente neste primeiro momento. E, claro, tudo regado com muito humor. “O medo de ser quem se é muitas vezes é o grande gerador de ansiedade entre as pessoas, principalmente entre os jovens. Existe sempre um padrão a ser seguido. O medo de ser ridicularizado e o medo de falhar são uns dos principais responsáveis por criar essa cultura predatória, colocando-os em contextos de isolamento. Para fazer um contraponto a essa realidade, o projeto “Macabéa - Nascida do chifre do boi” vai trabalhar a experiência da incerteza, do risco e da exposição, que podem se transformar em disparadores de emoções como a ansiedade e o medo”, segundo a atriz.  

A iniciativa vai passar pelo Centro Educacional 619 e pelo Instituto Federal de Brasília, atendendo os jovens estudantes, e público em geral. “A partir da perspectiva do Clown, a ‘Oficina de Palhaçaria - o humor como ferramenta de sobrevivência’ propõe uma visão de mundo por uma lógica invertida, na qual as fragilidades se tornam potencialidades e ferramentas para ampliar as possibilidades de expressão”, explica a atriz. Já a "Oficina de Mitologia Pessoal" pretende construir canais de diálogo com os estudantes para estimular a descoberta de suas próprias jornadas pessoais, usando a mitologia como ferramenta de compreensão e inspiração.

Inclusão e igualdade - O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e reúne uma equipe formada predominantemente por mulheres, fortalecendo o papel e a importância feminina no cenário cultural. Com mais de 30 anos de carreira, a atriz, palhaça e dramaturga Ana Flávia Garcia assina a dramaturgia de “Macabéa - Nascida do chifre do boi”. A direção fica a cargo da dramaturga e musicista de relevância no cenário cultural da capital Fernanda Jacob.

As oficinas também serão direcionadas a jovens neurodiversos trabalhando o que são consideradas vulnerabilidades nos seus contextos sociais e no ambiente escolar e estimulando as potencialidades dos estudantes.

Espetáculo - Fechando a tríade proposta no projeto - Teatro Físico, Palhaçaria, Literatura - a peça “Quem. Uma Macabéa sem fim” coloca em prática a reflexão levantada nas oficinas e terá sessões abertas ao público em geral. A base do processo criativo é a personagem central da obra A Hora da Estrela, escrita por Clarice Lispector, que contrasta com o mito autoral criado por Elisa Carneiro “Nascida do Chifre do boi”. “O texto traz um diálogo intenso com as poéticas contemporâneas, a rotina, as banalidades do dia a dia, o ordinário, e a realidade tão nua e crua inspirada por Macabéa. Esse espetáculo ressalta justamente esses dois mundos, a beleza que existe no cotidiano banal da maioria dos brasileiros e o universo místico que cada um possui dentro de si”, destaca Elisa Carneiro.

SERVIÇO
Espetáculo “Quem. Uma Macabéa sem fim” -  projeto Macabéa - Nascida do chifre do boi
Quando: CED 619 -  17 e 19/09. Terça e quinta-feira, às 10h30 e 16h (sessões exclusivas para alunos | IFB - 20 e 23/09. Sexta e segunda-feira, às 09h e 15h (sessões abertas ao público)

Quanto: entrada franca mediante retirada de ingresso no Sympla. (Retire o seu ingresso)
Classificação indicativa: livre

SINOPSE: Aqui temos uma breve história dentre as centenas vividas em diversos tempos por Quem, a nascida do chifre do boi. Quem é um ser mítico sobrenatural que vive há tantos anos nessa terra que já perdeu as contas. Quem é uma estrangeira do tempo. Em “Quem. Uma Macabea sem fim”, testemunhamos as complexas e duras realidades que um ser mítico imortal é obrigado a passar, degringolando lado a lado com a existência humana por toda a eternidade. Quem está em alerta pois há uma espécie de monstro à solta…

FICHA TÉCNICA:
Coordenação Geral: Elisa Carneiro

Dramaturgia: Ana Flávia Garcia
Direção Artística e Musical: Fernanda Jacob
Atriz: Elisa Carneiro
Coordenação Administrativa: Tatiana Carvalhedo (Carvalhedo Produções)
Produção Executiva: Marina Olivier
Assistente de Produção: Fernando Franq
Figurinista: Luazi Luango
Cenógrafa: Nine Ribeiro
Assessoria de imprensa: Mariana Guedes
Registro Audiovisual: Joy Ballard
Fotografia: Diego Bresani e Thaís Mallon
Designer Pleno:  Vanessa Santos
Músicos: Larissa Umaytá e Ramiro Galas
Consultor em Acessibilidade e Tradutor de Libras: Virgílio Soares
Oficineiras: Elisa Carneiro e Ana Flávia de Mesquita Garcia 
Arte Educadora: Raiane Castro

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros