Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins domingo, 27 de outubro de 2024

PROJETO ARTE E ENGENHO APRESENTA ESPETÁCULO *A DOUTORA E O PXICOPAUTA*, NO TEATRO BRASÍLIA SHOPPING (POSTAGEM DA LEITORA BÁRBARA DE ALENCAR)

Projeto Arte em Engenho apresenta espetáculo "A Doutora e o Psiconauta"

Iniciativa promove duas sessões gratuitas no Teatro Brasília Shopping; ingressos já estão disponíveis no Sympla

 
O Teatro Brasília Shopping recebe, nos dias 7 e 10 de novembro, duas sessões do espetáculo “A Doutora e o Psiconauta”. Escrita e dirigida por Dom Macarius, a peça é livremente inspirada no trabalho da psiquiatra Nise da Silveira e resulta do trabalho de três oficinas que utilizam técnicas de arte-terapia, realizadas pelo projeto Arte em Engenho. A entrada é franca, mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla.
 
A apresentação do espetáculo “A Doutora e o Psiconauta” encerra a primeira edição do projeto. Foram três meses de trabalhos, entre agosto e outubro. O elenco é formado por alunos da Oficina de Artes Cênicas, promovidas para o público em geral, na Casa de Cultura do Guará. Já a cenografia e o figurino foram elaborados por participantes das Oficinas de Artes Plásticas e Pintura, que estão em tratamento de transtornos mentais ou por uso de substâncias, na Clínica Verse In. 
 
Realizado pelo Instituto Latinoamerica, o projeto foi idealizado por Dom Macarius, que também é militante na área de Saúde Mental. Em 2023, o artista promoveu o “Desfile da Mente”, em que trouxe a arteterapia para o mundo da moda, reunindo participantes com alguma deficiência cognitiva. “A arte é uma ponte que nos conecta com o nosso interior e com o mundo ao nosso redor. ‘A Doutora e o Psiconauta’ é mais do que um espetáculo, é uma celebração do poder transformador da arteterapia. Inspirados pelo legado da Dra. Nise da Silveira, buscamos mostrar que a expressão artística pode ser um caminho de cura e autoconhecimento”, destaca.
 
Espetáculo: “A doutora e o psiconauta” é uma história ficcional, livremente inspirada no trabalho da renomada psiquiatra Nise da Silveira e nos primeiros artistas do antigo hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro. A peça traz uma reflexão sobre a arteterapia como uma ferramenta de promoção da saúde mental. De acordo com Macarius, o roteiro também reúne elementos que fizeram parte da vida da médica, como o gato, que será outro personagem central na trama, além de destacar o trabalho de renomados artistas que conviveram com transtornos mentais, como Arthur Bispo do Rosário. 
 
SERVIÇO:
Arte em Engenho: apresentação do espetáculo ‘A Doutora e o Psiconauta’
Quando: 07 e 10/11. Quinta-feira e domingo, às 20h
Onde: Teatro Brasília Shopping
Quanto: entrada franca, mediante retirada de ingressos pelo Sympla
Classificação indicativa: livre

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros