O melhor da produção local de queijos artesanais se reuniu no Teta Cheese Bar neste sábado (28/9). O Primeiro Concurso Distrital de Queijos Artesanais deu protagonismo aos produtores do DF e região. O evento premiou os melhores queijos da região, promoveu degustações e ainda teve uma feira com outros produtos feitos a mão.
A iniciativa partiu da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), que se uniu a parceiros para trazer os produtores ao concurso que premia com medalhas de ouro prata e bronze os queijos especiais. Ao todo, 20 queijarias inscreveram 66 queijos para o concurso.
Os queijos, que poderiam ser feitos com leite de vaca, cabra, ovelha e búfala foram avaliados em cinco critérios: apresentação, textura, aroma, cor e consistência e o júri foi composto por 16 especialistas, entre gastrônomos, queijistas, professores universitários e engenheiros de alimentos. “A resposta que tivemos do júri é de que mais de 80% apresentavam altíssima qualidade”, afirma Cleison Duval, presidente da Emater-DF.
“Esse é o momento especial para todos os nossos produtores”, celebra Duval, que acredita na ideia como crucial para valorizar a diversidade e a qualidade dos produtos artesanais do DF e região. “Esse é o momento de apresentar à população do DF os queijos maravilhosos que nós temos e de incentivar os produtores a aumentarem a produção e ampliarem a qualidade”, completa.
O presidente da Emater-DF julga que o resultado desse primeiro evento foi positivo. “Nós tivemos 16 jurados que ficaram impressionados com a qualidade dos queijos apresentados”, diz Duval, que conclui sobre o evento: “Fantástico”.