Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins quarta, 15 de janeiro de 2025

PRIMEIRA ORQUESTRA FEMININA DO BRASIL (POSTAGEM DA LEITORA ANA FARIAS)

Femusc

Primeira orquestra feminina do Brasil se apresenta gratuitamente nesta terça-feira (14) no 20º FEMUSC

Curitibanas da Ladies Ensemble tocam concerto sobre a Rota da Seda; evento também traz um bate-papo sobre a biografia da compositora e pianista brasileira Amélia Brandão Nery, conhecida como Tia Amélia. Apresentações serão transmitidas ao vivo pelo YouTube

 
Nesta terça-feira (14), as musicistas da primeira orquestra feminina do Brasil, a Ladies Ensemble, apresentam o concerto "Rota da Seda"  durante  20º FEMUSC, o Festival Internacional de Música de Santa Catarina, que ocorre até 25 de Janeiro, em Jaraguá do Sul. Com a participação especial da cantora síria Lucia Loxca, o repertório do espetáculo combina inspirações orientais com a tradição clássica europeia, culturas conectadas por meio dessa rota histórica. O concerto começa às 20h30 no Grande Teatro da SCAR - Centro Cultural e será transmitido ao vivo pelo canal Instituto FEMUSC no YouTube.
 
A Rota da Seda, trajeto da Europa à Ásia por meio do Oriente Médio, conectou civilizações pela troca de mercadorias, ideias e culturas. Nestas caravanas comerciais, também viajavam músicos, promovendo o diálogo entre diferentes tradições melódicas. No espetáculo, a Orquestra Ladies Ensemble explora esses trajetos, com composições que evocam tradições de diferentes povos.
 
Durante a apresentação, a cantora Lucia Loxca vai conectar sua história enquanto refugiada síria à riqueza cultural da Rota da Seda. Nascida em Alepo, cidade também marcada pelas antigas rotas comerciais, Lucia vai interpretar canções que refletem a diversidade dos povos que cruzavam esses caminhos, celebrando a integração cultural e histórica que eles representam.
 
"Além da  comercialização da própria seda e dos temperos, a rota proporcionou a troca de cultura porque ali os povos se conheciam e muita riqueza cultural saiu disso. A Rota da Seda foi muito importante para o desenvolvimento da civilização que a gente tem hoje, e a Orquestra Ladies Ensemble sempre está atrás  enriquecer o nosso público não só musicalmente, mas também culturalmente, epxlica Fabíola Bach Akel, fundadora da orquestra. 
 
O concerto conta com composições tradicionais da Turquia, Síria, Armênia, China, Irã, Líbano, Egito, Azerbaijão e Argélia e  será encerrado com a obra A Dança acontece em Lávrio- de Manos Hadjidákis, representando a Grécia.
 
Antes da apresentação, no momento  “Musicalmente Falando”, haverá um bate-papo entre o maestro Alex Klein, idealizador e diretor-artístico do FEMUSC e fundadora da orquestra, Fabíola Bach Akel. A curitibana formou, há 15 anos, a Ladies Ensemble, com o objetivo de alcançar, a cada apresentação, a  ampliação da presença das mulheres na música.
 
Homenagem à pianista brasileira “Tia Amélia”
 
A programação desta terça-feria, 14, também inclui uma palestra da escritora Jeanne de Castro sobre a história da compositora e pianista brasileira Amélia Brandão Nery, conhecida como Tia Amélia. 
 
Em homenagem  também à compositora, o coordenador do curso de MPB do FEMUSC,  Marcelo Ghelfi, vai apresentar uma versão especial para "Bordões ao Luar", com arranjo de sua autoria. 
 
Sobre a programação do dia, o maestro Alex Klein destaca: “Esta noite inteira – o Momento Springmann sobre “Tia Amélia”, conectado ao grande concerto da Ladies Ensemble – trata da presença feminina nas artes e da conquista do seu lugar ao sol.”
 
Série Grandes Concertos
 
No Festival Internacional de Música de Santa Catarina, todas as noites são encerradas com Grandes Concertos. Nesta segunda-feira (13), aconteceu o Concerto das Nações, em que músicos de diferentes nacionalidades apresentaram suas próprias culturas ao FEMUSC, interpretando desde músicas típicas de suas culturas  até sucessos internacionais. 
 
A apresentação da Argentina, por exemplo, contou com a violista Sabrina Soledad, que está no FEMUSC pela primeira vez. “Para mim, é super importante estar aqui, representar não só  a minha próvíncia, Salta, mas também a Argentina. Estou muito contente com tudo que está acontecendo em tão poucos dias: gente de outras culturas, professores impressionantes e jovens músicos incríveis. Me sinto muito feliz de estar aqui e de ter tocado no Concerto das Nações", diz ela.
 
A noite celebrou a diversidade cultural com apresentações marcantes dos alunos. A Itália trouxe o sucesso Volare, o México apresentou seu hino nacional e o Peru destacou-se com harpa, regência e ópera. Representações de Costa Rica, Uruguai e Paraguai também emocionaram o público. De São Tomé e Príncipe, o trompetista Clismar Carvalho tocou com dois brasileiros, e o quinteto de Moçambique homenageou um colega músico. O palco foi tomado por inúmeras bandeiras, simbolizando a integração do festival.
 
Acompanhe o 20º FEMUSC pelo YouTube
 
As séries Grandes Concertos  e Momento Springmann, do FEMUSC 2025, estão sendo transmitidas diariamente  ao vivo, às 19h, e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube: Instituto  FEMUSC. 
 
Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.
 
Pelo Instagram, é possível acompanhar  o FEMUSC por meio do perfil @femusc. As informações completas sobre o evento também estão disponíveis no site www.femusc.com.br
 
 
Sobre o FEMUSC
 
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o FEMUSC conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina. O FEMUSC é uma realização da SCAR – Centro Cultural, Instituto FEMUSC e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros