Com uma Celebração Eucarística, a Arquidiocese de Brasília, recorda, a 3 de maio, a primeira Missa celebrada na Capital Federal.
Um marco histórico
A primeira Missa do Distrito Federal foi celebrada em 1957 e presidida pelo, na época, Arcebispo de São Paulo, Cardeal Carlos Camelo de Vasconcelos Motta. A cerimônia ocorreu na Praça do Cruzeiro, marcando o início da construção de Brasília.
“Hoje é o dia de Santa Cruz. Dia em que Brasília, ontem apenas uma esperança e hoje entre todas a mais nova das filhas do Brasil, começa a erguer-se, integrada no espírito cristão, causa, princípio fundamento da nossa unidade nacional; dia em que Brasília se torna autenticamente brasileira. Porque desde as suas origens o Brasil existe com a presença de Cristo. Este é o dia do batismo do Brasil novo. É o dia da esperança, o dia da ressurreição da esperança. É o dia da cidade que nasce. Plantamos, com o Sacrifício da Santa Missa, uma semente espiritual neste sítio que é o coração da Pátria. Seja-me permitido formular uma ardente súplica, neste momento: que Nossa Senhora da Aparecida, a Padroeira do Brasil e Madrinha de Brasília, vele por esta cidade que surge, resguarde os que a vierem habitar, volva os olhos benignos para os homens públicos que daqui deverão dirigir esta Nação, a fim de que eles honrem os nossos maiores e sirvam condignamente as gerações futuras. Que Brasília se modele na conformidade dos altos desígnios do Eterno; que a Providência faça desta nossa terrestre um reflexo da cidade de Deus; que ela cresça sob o signo da Caridade, da Justiça e da Fé”. (Juscelino Kubitschek)
Foi também nesta primeira Missa que a Capital Federal recebeu a imagem de Nossa Senhora Aparecida, preservada até então na Catedral. A cruz de madeira usada na Celebração também está exposta na Catedral.eira Missa celebra em Brasília, presidida pelo cardeal de São Paulo na época.
Foto: Arquivo público / Arquidiocese de Brasília
Desde 2008, a Arquidiocese de Brasília relembra este fato histórico com uma Missa na Praça do Cruzeiro, ponto mais alto do Planalto Central. Mas em 2014, a realização desta solenidade foi transferida para a Catedral Metropolitana de Brasília.