Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 22 de setembro de 2024

PRIMAVERA NO DISTRITO FEDERAL: INÍCIO SERÁ DE TEMPO QUENTE E SECO

Início da primavera no Distrito Federal será de tempo quente e seco

De acordo com o Inmet, a capital do país está em alerta laranja para a baixa umidade, que pode chegar a 15% nas horas mais quentes do dia. Chuva pode chegar no fim da semana

Estiagem no DF já dura mais de 150 dias, segunda maior da história da capital. -  (crédito: Luiza Marinho/CB/D.A Press )
Estiagem no DF já dura mais de 150 dias, segunda maior da história da capital. - (crédito: Luiza Marinho/CB/D.A Press )
 

Estação de transição do inverno para o verão, a primavera começa neste domingo (22/9) e, no Distrito Federal, a previsão é que o tempo se mantenha quente e seco, pelo menos até o fim desta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital está em alerta laranja para a baixa umidade.

 

Segundo a previsão do instituto, o índice pode chegar a 15% nas horas mais quentes do dia. A temperatura mínima registrada durante a madrugada ficou na casa dos 16ºC, em Planaltina, enquanto a máxima pode chegar a 35ºC. No Plano Piloto, a mínima foi de 22ºC e a máxima deve ficar na casa dos 33ºC.

 

O especialista do Inmet Cléber Sousa disse que o domingo (22/9) deve ser de poucas nuvens, com uma névoa seca tomando conta do DF. A boa notícia, segundo o meteorologista, é que a nebulosidade pode aumentar durante a semana.

“Com isso, há uma pequena possibilidade de chuva, mais para o fim da semana”, destacou. “Porém, até lá, vamos passar por dias bem quentes e secos”, ponderou Cleber Sousa.

Por causa do alerta laranja para a baixa umidade, alguns cuidados devem ser tomados pela população: beber bastante líquido; atividades físicas não são recomendadas; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; usar hidratante para pele; e umidificar o ambiente.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros