|
|
Menino pula nas águas do Lago Paranoá: a máxima de 32ºC deve se repetir hoje
|
O verão começa oficialmente na sexta-feira, mas, desde o dia 11, quando a chuva foi registrada pela última vez em Brasília, as altas temperaturas deixaram a capital com a sensação da nova estação. Ontem, os termômetros marcaram até 32ºC no Distrito Federal. A marca deve se repetir hoje, assim como a umidade mínima de 30%, na hora mais quente do dia. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Inmet prevê chuva amanhã, com máxima de 29ºC. E a tendência é de que continue nas festas de fim de ano, segundo o meteorologista Manoel Rangel. “No Natal, teremos chuva, mas isso não significa que passaremos o dia todo com tempo fechado. Teremos um dia de sol entre nuvens e um período mais chuvoso entre a tarde e a noite”, disse. A média de chuvas do último mês do ano é de 241,5 mm³. Até ontem, o Inmet registrava 103,9 mm³.
O calor é explicado pela massa de ar seco que cobre boa parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e inibe a formação de nuvens, causando elevação das temperaturas e queda na umidade relativa do ar. Mas, a partir do fim do ano, haverá mais chuvas rápidas, até abril, de acordo com Manoel Rangel. “Os meses mais chuvosos são janeiro e fevereiro, mas isso vai diminuindo gradativamente a medida que entramos na transição para a nova estação.”
Exercícios ao ar livre
O calor intenso, o céu azul e o período de férias escolares fizeram a combinação perfeita para os brasilienses aproveitarem os dias ao ar livre. O oficial militar Marcos Vinicius Araújo, 31 anos, curtiu a manhã no Parque da Cidade fazendo exercícios físicos. Praticante de triatlo amador, o carioca que mora em Brasília há 20 anos, está mais do que acostumado ao calor da capital. “No Rio de Janeiro, o clima é muito quente e abafado, chega a ser insuportável. Aqui é mais agradável”, comentou.
A família Castro aproveitou a quarta-feira de sol ao ar livre na Praia Norte, no Setor de Mansões do Lago Norte. Moradores do Paranoá Parque, eles passaram o dia se refrescando no Lago Paranoá. “Onde moramos, é muito quente, não tem muitas árvores, então viemos dar um passeio. Ainda não tínhamos vindo aqui depois da reforma, e gostamos muito. Está muito bonito, bem estruturado e é um lazer legal”, ressaltou a dona de casa Janaína de Castro Barbosa, 30.
Ela conta que prefere os dias frios e sem chuva, mas os dias quentes também têm suas vantagens. “Os últimos anos têm sido bem quentes e a gente não se acostuma muito com o calor forte e seco, mas, nesta época de férias, é bom para aproveitar o dia”, disse Janaína, que levou o filho para nadar.