Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 20 de dezembro de 2018

PRÉVIA DO VERÃO: CHUVA AMANHÃ DEVE AMENIZAR O CALOR

 


Chuva amanhã deve amenizar o calor

 

Mariana Machado
Especial para o Correio

Publicação: 20/12/2018 04:00

Menino pula nas águas do Lago Paranoá: a máxima de 32ºC deve se repetir hoje (Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)  

Menino pula nas águas do Lago Paranoá: a máxima de 32ºC deve se repetir hoje

 

O verão começa oficialmente na sexta-feira, mas, desde o dia 11, quando a chuva foi registrada pela última vez em Brasília, as altas temperaturas deixaram a capital com a sensação da nova estação. Ontem, os termômetros marcaram até 32ºC no Distrito Federal. A marca deve se repetir hoje, assim como a umidade mínima de 30%, na hora mais quente do dia. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Inmet prevê chuva amanhã, com máxima de 29ºC. E a tendência é de que continue nas festas de fim de ano, segundo o meteorologista Manoel Rangel. “No Natal, teremos chuva, mas isso não significa que passaremos o dia todo com tempo fechado. Teremos um dia de sol entre nuvens e um período mais chuvoso entre a tarde e a noite”, disse. A média de chuvas do último mês do ano é de 241,5 mm³. Até ontem, o Inmet registrava 103,9 mm³.

O calor é explicado pela massa de ar seco que cobre boa parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e inibe a formação de nuvens, causando elevação das temperaturas e queda na umidade relativa do ar. Mas, a partir do fim do ano, haverá mais chuvas rápidas, até abril, de acordo com Manoel Rangel. “Os meses mais chuvosos são janeiro e fevereiro, mas isso vai diminuindo gradativamente a medida que entramos na transição para a nova estação.”

Exercícios ao ar livre
O calor intenso, o céu azul e o período de férias escolares fizeram a combinação perfeita para os brasilienses aproveitarem os dias ao ar livre. O oficial militar Marcos Vinicius Araújo, 31 anos, curtiu a manhã no Parque da Cidade fazendo exercícios físicos. Praticante de triatlo amador, o carioca que mora em Brasília há 20 anos, está mais do que acostumado ao calor da capital. “No Rio de Janeiro, o clima é muito quente e abafado, chega a ser insuportável. Aqui é mais agradável”, comentou.

A família Castro aproveitou a quarta-feira de sol ao ar livre na Praia Norte, no Setor de Mansões do Lago Norte. Moradores do Paranoá Parque, eles passaram o dia se refrescando no Lago Paranoá. “Onde moramos, é muito quente, não tem muitas árvores, então viemos dar um passeio. Ainda não tínhamos vindo aqui depois da reforma, e gostamos muito. Está muito bonito, bem estruturado e é um lazer legal”, ressaltou a dona de casa Janaína de Castro Barbosa, 30.

Ela conta que prefere os dias frios e sem chuva, mas os dias quentes também têm suas vantagens. “Os últimos anos têm sido bem quentes e a gente não se acostuma muito com o calor forte e seco, mas, nesta época de férias, é bom para aproveitar o dia”, disse Janaína, que levou o filho para nadar.
 
Jornal Impresso

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros