Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 17 de janeiro de 2024

PREPARE A FANTASIA: CORREIO VAI PREMIAR OS MELHORES BGLOCOS DE RUA DO DF

 

Prepare a fantasia: Correio vai premiar os melhores blocos de rua do DF

A sétima edição do CB. Folia vai premiar os mais animados blocos que irão pipocar pelas vias do DF no carnaval deste ano, reverenciando e valorizando a cultura local, a diversidade musical e a relação com a cidade

 Por três vezes seguidas, o bloco Montadas ganhou o trofeu CB. Folia...  -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Por três vezes seguidas, o bloco Montadas ganhou o troféu CB. Folia... - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Foto de perfil do autor(a) Naum Giló
Naum Giló 
postado em 17/01/2024 06:07 / atualizado em 17/01/2024 06:21

Brasília está na contagem regressiva para a maior festa popular do ano. A cidade se prepara para a grande festa popular e o CB. Folia está a postos para viver o carnaval e premiar os melhores blocos de rua da capital. A iniciativa do Correio Braziliense busca destacar a importância da cultura carnavalesca no Distrito Federal, além da diversidade musical e da relação de pertencimento com a cidade.

 
 

 

  •  Foliões dos blocos vencedores do carnaval do ano passado na redação do Correio
    Foliões dos blocos vencedores do carnaval do ano passado na redação do CorreioMinervino Júnior/CB/D.A.Press
     
     
     
  •  Por três vezes seguidas, o bloco Montadas ganhou o trofeu CB. Folia...
    Por três vezes seguidas, o bloco Montadas ganhou o troféu CB. Folia...Minervino Júnior/CB/D.A.Press
     
     
     
  • ...levando alegria e muita animação para as ruas e pedindo respeito pela diversidade
    ...levando alegria e muita animação para as ruas e pedindo respeito pela diversidadeMinervino Júnior/CB/D.A.Press

"Além de reconhecer e divulgar os melhores blocos da capital, com a sétima edição do prêmio CB. Folia, estamos trabalhando para destacar, ainda mais, a importância da cultura carnavalesca no DF. Com o CB Brands, estúdio de conteúdo do Correio, vamos preparar ações especiais para a época", explica Gabriella Collodetti, jornalista do CB Brands, estúdio de conteúdo do jornal.



Paulo Henrique Nadiceo, presidente da Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília, lembra que a criação do CB. Folia foi fator que impulsionou a melhoria dos blocos de rua do DF. "Para além do entretenimento, os blocos passaram a se preocupar mais com bom local, acessibilidade e estrutura. Para um bloco ser reconhecido pelo CB. Folia, ele precisa ter tudo isso", observa Nadiceo.

De acordo com Paulo Henrique, 56 blocos do carnaval 2024 de Brasília terão o fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). Somados àqueles que ocorrerão de forma independente, a expectativa é que mais de 100 blocos agitem o carnaval da capital este ano, com público que pode passar de 1,5 milhão de pessoas. "E queremos que o CB. Folia continue cada vez mais criterioso e que revele os bons carnavais feitos pelos blocos da cidade", diz o presidente.

 

Montadas

Um dos destaques do carnaval do DF é o Bloco das Montadas, produzido pelo coletivo Distrito Drag. A folia comandada por artistas drag é conhecida pela animação e por trazer para o carnaval o respeito pela diversidade. Em 2023, a agremiação levou o prêmio de Melhor Bloco de Rua do CB. Folia pela terceira vez. "Todos os anos ficamos na expectativa pelo resultado. A premiação tem a função de estimular que o nível do nosso carnaval se eleve a cada ano e contribua para que nossa maior festa de rua se torne uma das mais relevantes do Brasil, que é o que mais queremos", revela Ruth Venceremos, diretora do Distrito Drag.

Em segundo lugar da edição passada ficou o tradicional Bloco do Pacotão, com sua tradicional irreverência, bom-humor e sátiras políticas. O Bloco do Seu Júlio, que agita a terça-feira nas ruas de Planaltina, ficou em terceiro. Segundo os organizadores, o público foi de mais de 35 mil pessoas, que foram prestigiar o bloco que existe desde 2010.

Este ano, o Montadas vai sair no domingo de carnaval (11/2), prometendo muita gente na rua, segurança e o direito à liberdade de ser o que quiser. A festa vai começar mais cedo do que o de costume, às 10h da manhã, e em no novo local: no gramado da Biblioteca Nacional. As edições passadas do bloco ocorreram no Setor Bancário Norte. "Nossa inspiração para o bloco neste ano é o filme Priscilla, a Rainha do Deserto, que representa o desejo de levar a arte drag a cada vez mais pessoas, a mais lugares, e que a nossa arte seja motivo de celebração e de conscientização sobre liberdade e diversidade."

Fomento

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF publicou, ontem, o resultado final dos blocos selecionados para participar do carnaval de rua de Brasília. A seleção foi conduzida em colaboração com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Amigos do Futuro.

De acordo com a Secec, foram 157 blocos inscritos, sendo que 29 cadastros não constam na lista geral, devido à duplicidade, plataformas e excepcionalidades que não se encaixaram como bloco de rua. Ainda segundo a pasta, a escolha dos participantes obedeceram critérios delineados em cada etapa do processo de cadastro, visando garantir não apenas a qualidade artística, mas a representatividade do evento para a sociedade do DF.

O chamamento público disponibiliza um total de R$ 6,3 milhões. Esses recursos serão geridos pela OSC Associação Amigos do Futuro para atender às necessidades dos blocos. A lista com o resultado final pode ser conferida pelo QR Code abaixo. Em caso de desistência de alguma das agremiações selecionadas, será convocado o próximo bloco, seguindo a ordem de classificação.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros