Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 24 de janeiro de 2024

PRÉ-OLÍMPICO DE FUTEBOL MASCULINO: BRASIL JOGA MAL E FICA DEPENDENDO DE DUPLA EM VITÓRIA CONTRA A BOLÍVIA

 

Por 
João Pedro Fragoso
 — Rio de Janeiro

 

Apesar da questão dos cortes pela falta de liberação — foram sete, ao todo —, a seleção brasileira sub-23 que venceu ontem a Bolívia por 1 a 0 em sua estreia no Torneio Pré-Olímpico tem diversos nomes de qualidade e que já são conhecidos do torcedor brasileiro. Entre eles, Endrick, já negociado com o Real Madrid e no Palmeiras até julho, e John Kennedy, talismã do Fluminense com direito à gol na final da Libertadores, são as peças principais. Ainda assim, nada disso foi o bastante para que o técnico Ramon Menezes conseguisse levar a campo uma equipe que conseguisse apresentar um bom desempenho contra o frágil time boliviano treinado pelo brasileiro Antônio Carlos Zago.

Logo aos quatro minutos, após bola afastada da defesa, John Kennedy conseguiu ganhar disputa aérea no meio-campo e cabeceou para Endrick. O camisa 9 dominou bem, disparou e, frente a frente com o goleiro, finalizou com categoria para abrir o placar.

O gol no começo do jogo criou a expectativa de que o Brasil fosse deslanchar, o que não aconteceu. Num 4-3-3, o time esteve estático em campo e, com algumas peças fora de suas posições habituais — o meio-campista Marlon Gomes, do Vasco, por exemplo, atuou na lateral-direita —, a seleção não conseguiu furar mais a defesa da Bolívia e manteve o placar de 1 a 0.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros