Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 17 de fevereiro de 2019

PRÉ-CARNAVAL AGITA A CIDADE

 

Pré-carnaval agita a cidade
 
 
Os blocos infantil e adulto do Suvaco da Asa garantiram a animação do sábado na capital federal, apesar da chuva. Pela manhã, o Suvaquinho tomou conta do gramado central, entre a Funarte e a Torre de TV. À tarde, foi a vez dos mais velhos curtirem a folia

 

RENATA RIOS
ALAN RIOS
Especial para o Correio

Publicação: 17/02/2019 04:00

Brinquedos infláveis, camas elásticas e as apresentações do grupo de percussão Patubatê e do Calango Careta empolgaram os foliões do Suvaquinho
 (Fotos: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
)  

Brinquedos infláveis, camas elásticas e as apresentações do grupo de percussão Patubatê e do Calango Careta empolgaram os foliões do Suvaquinho

 

Em fevereiro, tem carnaval, já dizia Jorge Ben Jor. A frase imortalizada na canção País tropical também vale para a capital brasileira, mesmo com muitos dos principais blocos saindo só em março. As ruas do Distrito Federal começaram a ser tomadas por foliões que encorpam o pré-carnaval ao lado de blocos como o Suvaco da Asa. Ontem, a diversão não excluiu idades. Prova disso foi o Suvaquinho, versão infantil do Suvaco.
 
O bloquinho foi um sucesso. A folia começou às 10h e seguiu até as 14h, ocupando o espaço do gramado da Funarte, no Eixo Monumental, com muita animação. Segundo o diretor do Suvaco da Asa, Pablo Feitosa, o público divertiu-se com diversas atrações, como brinquedos infláveis, camas elásticas e apresentações dos grupos Patubatê e Calango Careta. “Temos há sete anos o bloquinho infantil. Ele veio depois do bloco voltado para os adultos”, conta Pablo. Ainda segundo ele, a expectativa era reunir entre mil e 2 mil pessoas pela manhã, “entre pais, filhos e família”.
 
Logo no início do evento, além de brinquedos na grama e a área disponível para a folia, a garotada pôde participar da oficina de percussão, voltada para os pequenos entre 2 e 10 anos. Às 11h20, a chuva obrigou alguns pais e filhos a se abrigarem sob a tenda. Não foi o caso da pequena Maria Eduarda Kairala, 3 anos. Ela não escondia a alegria enquanto brincava debaixo d’água. “Ela foi quem escolheu a fantasia e está muito feliz”, comemora a mãe, Natália Kairala.
 
Empolgação
 
Quando a chuva parou, os pequenos acompanharam o grupo de percussão Patubatê. Depois disso, o Calango Careta se apresentou com roupas coloridas, muita dança e artistas circulando em pernas de pau. Entre os foliões, Cecília Alcântara Pessoa, 4, foi com a mãe para o local. “Eu gosto de carnaval, especialmente da fantasia. Esse é o primeiro ano que venho e quero ficar até o fim”, empolga-se a menina.
 
Entre os pequenos também estava Giovanna Tenório, 3, pela terceira vez no Suvaquinho. “Fica sempre muito animada”, ressalta o pai da menina, Robson Tenório. Empolgada, a menina, que corria e brincava ao som da percussão, logo reconheceu: “A minha parte favorita foi a espuma”.
 
Outro estreante no bloquinho foi o pequeno Otto Lenzi, 2. “Essa é a primeira vez que ele vem para esse bloquinho e está adorando”, diz a mãe, Luiza Lenzi. A família Tobaldini — Lorena, 9; Cláudio, 50; e Evellyn, 41 — levou a cadela Penélope para a folia. “Sempre que conseguimos, trazemos ela junto, para passear”, conta Lorena.

Maria Eduarda Kairala, 3 anos, brincou sem se incomodar com a chuva  
Maria Eduarda Kairala, 3 anos, brincou sem se incomodar com a chuva


Blocos de hoje
 
Cabeça do Pimpolho 
Centro de Ensino Canarinho Amarelo (208/408 Norte)
Hoje, às 13h.
Entrada franca
Classificação livre
 
Bloco do amor, o musical 
Via S2 Oeste
Hoje, às 14h.
Entrada franca
Classificação livre
 
Eixão 44 
No Eixão Norte, altura da 214
Hoje, às 16h
Entrada franca
Classificação livre
 
Forró de Rebeca
Mercado Sul Vive (QSB 12/13; Taguatinga Sul).
Hoje, às 18h.
Entrada franca.
Classificação livre.
 
Grito de Carnaval Bloco Menino de Ceilândia 
QNM 1/3 (Ceilândia).
Hoje, às 11h.
Entrada franca.
Classificação livre.
 
Maria vai Casoutras 
Praça dos Prazeres (201 Norte, Bloco B)
Hoje, às 16h. Entrada franca
Classificação livre
 
System Safadown
Setor Comercial Sul (Quadra 2, Bloco A)
Hoje, às 15h
Entrada franca
Classificação livre
 
Jornal Impresso

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros