Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 13 de dezembro de 2023

PRAIA DO SOSSEGO: BELA E PREMIADA, RECANTO RECEBE PELA TERCEIRA VEZ SELO BANDEIRA AZUL

 

Por 
Prefeitura de Niterói

 

 

 

Emolduradas pela beleza singular da Baía de Guanabara e de sua orla oceânica, com águas enfeitadas pelo verde da Mata Atlântica, as praias de Niterói são, além de cartão-postal da cidade, a manifestação natural de um estilo de vida. O litoral niteroiense se beneficia da melhora no desenvolvimento em infraestrutura e das condições de balneabilidade, mas iniciativas locais que promovem programas de limpeza costeira e atividades educativas também são fundamentais.

Em setembro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou que, pela primeira vez, todas as praias do Rio e de Niterói estavam próprias para banho. No mesmo mês, foi anunciado que, pela terceira vez consecutiva, a Praia do Sossego, na Região Oceânica, recebeu o selo Bandeira Azul, que representa o mais alto reconhecimento internacional na gestão de praias, marinas e embarcações.

O prêmio é concedido com base em uma série de critérios, como gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, entre outros itens, que devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. Trata-se de um reconhecimento pelo compromisso público com a sustentabilidade e a definição de políticas voltadas para o cuidado ambiental na cidade.

Segundo a coordenadora do Instituto Bandeira Azul, Leana Bernardi, para conquistar a certificação é necessário seguir e comprovar anualmente 34 critérios. São requisitos fundamentais que refletem o cumprimento das leis ambientais vigentes em cada país. Conforme os relatórios de balneabilidade da Praia do Sossego, realizados pelo Inea, a praia apresenta constantemente condições próprias para banho.

 

O prêmio é concedido com base em uma série de critérios, como gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, entre outros — Foto: PREFEITURA DE NITERÓI/LEONARDO SIMPLÍCIO
O prêmio é concedido com base em uma série de critérios, como gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, entre outros — Foto: PREFEITURA DE NITERÓI/LEONARDO SIMPLÍCIO

A Praia do Sossego passou por obras de infraestrutura e investimentos, como instalação de ducha, banheiro e lava-pés, obras para acessibilidade e enriquecimento ambiental, como a escada de pedra (bioconstrução) de acesso à praia, além de sistema de infraestrutura verde com jardins de chuva como forma de manejo de águas pluviais.

— Essa premiação evidencia o cuidado e o olhar para a sustentabilidade que a gestão tem com a cidade e com a definição de suas políticas públicas. E vamos continuar avançando — destaca o secretário de Meio Ambiente de Niterói, Rafael Robertson.

 

Esportes aquáticos

 

A melhora na balneabilidade e a despoluição da orla fazem com que os moradores curtam mais passeios e esportes marítimos. Alessandro Amaral, morador de Niterói há 52 anos, viu de perto a transformação nos últimos anos.

— A infraestrutura de Niterói melhorou bastante com relação à limpeza das praias e à qualidade das águas. Com a mudança, houve uma maior procura pelos esportes de canoa e stand up paddle na região. Niterói hoje é conhecida como a capital brasileira de canoa havaiana — conta Amaral. Em maio deste ano, a Praia de São Francisco foi sede da Competição de Canoa Havaiana, que reuniu mais de 600 atletas. Em 2025, a cidade receberá o Campeonato Mundial de Canoa Polinésia.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros