Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Descomplicando a Ortopedia - Doutor Renato Simionatto sexta, 28 de fevereiro de 2025

POSTURA ERRADA & PROBLEMA NA COLUNA (DICA D COLUNISTA DOUTOR RENATO SIMIONATTO, ORTOPEDISTA)
Dor nas costas: Postura errada ou algo mais sério? 👇🏼
 
Muitas dores nas costas são rapidamente atribuídas à má postura—e, de fato, passar horas curvado sobre o celular ou sentado de qualquer jeito pode causar desconforto. No entanto, nem sempre corrigir a postura resolve o problema. Então, como saber se a dor é apenas postural ou um sinal de algo mais sério?
 
Dores causadas por postura inadequada costumam ser difusas, melhoram ao se movimentar e tendem a desaparecer com alongamento e fortalecimento muscular. Já dores que persistem mesmo com repouso, que irradiam para outras áreas, vêm acompanhadas de dormência ou formigamento, ou pioram com determinados movimentos podem indicar um problema estrutural, como hérnia de disco, compressão nervosa ou desgaste nas articulações da coluna.
 
O erro mais comum é ignorar os sinais e esperar que a dor “passe sozinha”. Se a dor persiste por semanas, interfere na sua rotina ou apresenta sintomas neurológicos, um especialista deve ser consultado. Sua coluna não fala, mas a dor é o jeito dela pedir ajuda. Ouça antes que o problema se agrave! ⚠️💡
 
Clínica Cobra (61)99216-3945 / (61)3248-4490
Dr RENATO SIMIONATTO - ORTOPEDISTA CRM DF 10768 RQE 4767

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros