Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas terça, 24 de setembro de 2024

POR QUE MINHA LEITURA NÃO FLUI?: CRÔNICA DE DAISY GOUVEIA (POSTAGEM DA LEITORA RENATA REBESCO)

Raimundo

Escritora e influenciadora digital, Daisy Gouveia criou o Clube de Leitura da Daisy e usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura.
Através de artigos e lives ela dá dicas de livros, entrevista autores e fala sobre os benefícios da leitura para o nosso dia a dia.
Confira abaixo mais artigo e, caso queira entrevista-la, entre em contato com Renata Rebesco pelo 11 99164-2212.

Por que minha leitura não flui?

Por Daisy Gouveia

 

Não lhe conheço, mas se você se interessou pelo título desse artigo, já sei que, de alguma forma, se interessa pela leitura e quer ler.

Em qual desses casos você se encaixa?

Já teve o hábito da leitura e perdeu por não ter constância? Nunca teve o hábito da leitura, mas gostaria de ter? Começa a ler e não tem conexão com o que lê? Acha estranho , não se interessa, pensa que a leitura não é para você?

Para começar a mudar isso, pense comigo, qual o foi o último livro que você leu? Foi só por obrigação escolar? Tem algum livro que ficou na sua memória e pode ter trazido algum prazer?  Se isso aconteceu, vamos começar a partir dele, pois reler esse livro pode ser uma boa dica. Ou você vai me dizer que é tempo perdido?

Trazer o prazer de volta pode ser um bom começo, mas, se ainda assim não achar uma boa idéia, faça uma análise do seu momento e encontre um assunto que hoje você se interessaria muito. Talvez um bom suspense, o que acha? Ou uma paixão avassaladora? Uma bibliografia?

Escolher o assunto certo que vai interessar você já é meio caminho andado para uma leitura fluida.

Ah!!! MUITO IMPORTANTE! Escolha textos curtos, contos, crônicas e fábulas para o sucesso de uma leitura concluída em tempo breve e que será o caminho de muitas outras.

Se tem dificuldade de se concentrar, retirar todos os estímulos que podem tirar sua atenção da leitura vai ajudar muito. Desligue a TV, o rádio, o celular, as redes sociais e fique no silêncio para se concentrar no seu livro. Há quem leia com música, no movimento das ruas, no ônibus, mas há quem precise de um cantinho, que chamo de cantinho leitura, com luz boa, cadeira confortável e talvez um bom café. Essa sou eu!

A visita à uma livraria ou biblioteca também vai despertar seu interesse e, se for na companhia de um bom leitor, ajudará mais .

O hábito da leitura virá depois de alguns dias. Se tiver esse cantinho, essa leitura escolhida à dedo e ainda um horário certo, você, em breve, não vai largar seu livro. Isso me faz lembrar que estar sempre com um livro à mão também torna tudo mais fácil. Pesquisas apontam que se fizer isso, em 21 dias estará com a atividade da leitura incorporada no seu cotidiano.

Com isso, aquela leitura que não fluía, vai alcançar aquele prazer que você esperava e, com ele todos, os benefícios que a atividade traz. Sua memória e atenção serão exercitadas, seu vocabulário vai aumentar e seu repertório intelectual será ampliado, tornado você mais interessante e sua carreira profissional engrandecida.

Não esqueça que abandonar o livro por alguns dias, vai trazer a leitura chata e não fluída outra vez, porque terá que ler capítulos ou páginas já lidas e esquecidas pelo tempo. Lembre-se que a chave para a leitura fluída è a CONSTÂNCIA.

Com essas dicas, leitura que não flui, nunca mais!

Mais dicas? Siga-me no instagram @daisygouveiaoficial

 

SOBRE DAISY GOUVEIA

Daisy Gouveia é apresentadora, escritora, influenciadora digital, host do Podcast ‘Leiture-se’ e criadora do Clube de Leitura da Daisy. Com 66 anos, usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura.

Com 35 anos de experiência na área da moda, escreveu o livro 'Costurando Minha História' onde conta sua trajetória e fala sobre sua reinvenção profissional, estimulando as pessoas que também querem mudar.

Instagram: @daisygouveiaoficial

Youtube: @daisygouveia

Blog: historiaselorotas.com.br


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros