Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 04 de junho de 2020

POPULAÇÃO APROVEITA PARQUES ABERTOS

Jornal Impresso

População aproveita parques abertos

 

Publicação: 04/06/2020 04:00

De máscara, o casal Darlan e Andrea saiu do confinamento para fazer uma caminha no Parque de Águas Claras (Ed Alves/CB/D.A Press)  

De máscara, o casal Darlan e Andrea saiu do confinamento para fazer uma caminha no Parque de Águas Claras

 



O movimento foi grande nos parques no primeiro dia de retomada das atividades, após mais de 70 dias fechados. No total, 18 espaços ficaram à disposição da população, que aproveitou para caminhar, correr e pedalar. As áreas de lazer passaram por limpeza, ganharam sinalizações e tiveram algumas instalações bloqueadas, como quadras esportivas, equipamentos de musculação, banheiros e bebedouros. Fiscais do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Secretaria de Esportes e Lazer visitaram alguns pontos e deram orientações a quem praticava exercícios, como uso de máscara e evitar aglomerações.

De acordo com o Ibram, cerca de 70 mil moradores do DF visitam os parques da capital por semana. “As pessoas querem se exercitar, ter um espaço agradável, em meio à natureza, para respirar. Então, essa reabertura vem de um anseio da sociedade. Mas estamos cumprindo protocolos de saúde pública, porque a pandemia não pode ser esquecida. Ou seja, é uma busca pelo equilíbrio”, afirmou Cláudio Trinchão, presidente do Ibram. As condições listadas em decreto para a reabertura dos parques incluem: horário de funcionamento das 6h às 21h, uso obrigatório de máscara, proibição de qualquer tipo de comércio e bloqueio de áreas coletivas.

Respiro

O gerente de segurança Darlan Santos, 41 anos, e a professora Andrea Gomes, 42, aproveitaram a reabertura dos parques para dar um respiro em meio ao confinamento. O casal trabalha em esquema de home office. “Nós acabamos não tendo hora para fazer outra coisa a não ser trabalhar, começamos cedo e terminamos à noite. Então, viemos ao Parque de Águas Claras de manhã cedo, sem celular, para ter esse refúgio, conversar sobre outros assuntos. Isso faz bem para a saúde mental”, explica Andrea.

Infectologistas lembram que sair do isolamento é se expor a riscos e deve ser evitado, principalmente por quem tem sintomas da covid-19, como febre, gripe, perda do olfato ou paladar. “Mas todos precisam se cuidar, até porque a maioria da população tem alguma comorbidade que pode agravar o quadro. O sobrepeso faz alguém ser de grupo de risco. Agora, é hora de recomendar o máximo de cuidado possível”, detalha Marli Sartori, infectologista do Hospital Santa Lúcia. (AR)

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros