O produtor americano Mark Johnson ao lado de crianças carentes da África
O produtor musical e documentarista americano Mark Johnson, cofundador do projeto Playing For Change, teve a ideia genial de criar uma ONG musical para percorrer todos os estados americanos para elevar e mostrar às pessoas do mundo as diferentes culturas através da música e mostrar o quanto estamos conectados por meio delas. A ideia deu tão certo que ele começou a gravar todos os artistas de rua americanos e, não satisfeito, começou a percorrer o mundo inteiro, testando todos os talentos anônimos, agregando-os, gravando-os e expandindo-os para o mundo ouvir e ajudar as escolas carentes e ONGs que ajudam crianças e adultos talentosos e necessitados por meia da música.
Criado em 2002, Playing For Change, é um projeto multimídia criado com o objetivo de unir músicos do mundo inteiro em prol de mudanças globais e culturais. Integra o projeto a Playing For Change Foundation, uma organização não governamental que tem construído escolas de música em comunidades carentes. O projeto produz discos e vídeos com músicos como Grandpa Elliot, Keb’Mo, Clarence Milton Beeker, Keiko Komaki, Tal Ben Ari (Tula), natural de Tel Al Viv, Israel, Peter Buneta (baterista), junto a artistas desconhecidos de várias partes do mundo, tocando versões de canções conhecidas e composições próprias. Já foram lançados três discos: Playing for Change Live, Playing For Change 2 e Playing For Change 3, dentre outros de músicos e cantores de países de diferentes culturas musicais.
Parte dos integrantes da banda Playing For Change em visita a ONG de Cajuru, Curitiba, em 2016
Os músicos da banda ficaram famosos antes mesmo de se tornarem um grupo. Eles fizeram parte de um documentário filmado em 2004, no qual o produtor e engenheiro Mark Johnson viajou o mundo gravando pessoas cantando e tocando clássicos da música. A repercussão da interpretação de Stand by me, de Ben E. King e que também foi cantada por John Lennon, ganhou mais de 40 milhões de pageviews no Youtube. Esta canção é apenas uma do CD e DVD Playing For Change – Songs Around The World, de 2009, gravado com mais de cem artistas de 40 países diferentes.
O Playing For Change é um movimento global que usa a música e as artes para promover a cultura da paz e mudanças positivas no planeta através de duas ferramentas:
– Produção e transmissão de vídeos com músicos de rua do mundo inteiro.
– Apresentações da banda Praying For Change, formada por parte destes músicos com objetivo de gerar sustentabilidade para a Foundation e para os profissionais envolvidos.
Um empreendimento social e cultural a altura do talento do produtor e dos músicos envolvidos.
O objetivo é fazer com que as crianças das comunidades onde o Playing For Change está inserido se desenvolvam em harmonia, crescendo num ambiente que inspira paz, música e aprendizado.
No Brasil, o Instituto Playing For Change foi ao bairro de Cajuru, em Curitiba, que atende a crianças de idade entre 7 a 14 anos em seu turno escolar, oferecendo aulas que visam desenvolver cidadania, disciplina, técnica e conhecimentos instrumentais diversificados, expressões corporais e voz. A metodologia adotada pela Escola está focada em atender individualmente cada criança, respeitando sua história pessoal.
O Playing For Change Day é ação global, voluntária e espontânea de músicos engajados e comprometidos com o próximo, que abrem mão de seus cachês para ajudar na arrecadação de recursos para criação e manutenção de projetos de educação musical em comunidades de periferia – disse o produtor e idealizador do projeto Mark Johnson quando veio a Curitiba em 2016.
Visando a realização do Playing For Change Day com maior impacto e excelência, os voluntários se organizaram para promover o movimento durante todo ano através de ações de ativação e fortalecimento da marca e do conceito PFC.
A principal estratégia é convidar profissionais engajados e fãs apaixonados para fazer parte do movimento para mantê-los. Por isso criamos contra partidas que podem colaborar para o desenvolvimento pessoal e profissional deles, finalizou o Mark.
Estamos de mudança para novo local que pretende servir de ponto de encontro para voluntários do movimento e um espaço gratuito de criatividade e solidariedade para músicos e afins. Uma estratégia para atrair novos voluntários, parceiros e apoiadores; Promover network, Marketing cultural e social (Exposição arte e de serviços e produtos); Realização de eventos (workshops, treinamentos, show cases etc.) Fomentação de projetos e ações de música e solidariedade – disse Mark Johnson.
O mais impressionante em tudo isso é que todo esse projeto grandioso, criado com o intuito de unir culturas e resgatar artistas anônimos do mundo inteiro, foi idealizado por um filho do país mais reacionário do mundo: Os Estados Unidos!
Clique aqui para acessar o site do grandioso projeto sem fins lucrativos que ajuda as crianças e os artistas carentes do mundo inteiro.
Abaixo o clipe da música ON LOVE (Bob Marley/Curtis Mayfield), que faz parte do repertório da banda, um vídeo gravado em Curitiba com a ONG ligada ao projeto.