|
|
O ator reencarna Easy rider, 40 anos depois: ícone da contracultura
|
O lendário rebelde sem rumo nem causa de Easy rider (filme de 1969, exibido no Brasil com o título Sem destino), montado em sua moto para cruzar os Estados Unidos de costa a costa, ao lado do amigo intepretado por Dennis Hopper, morreu ontem, aos 79 anos. “É com profundo pesar que compartilhamos a notícia. Peter morreu em paz, na manhã desta sexta-feira, em sua casa, em Los Angeles, cercado pela família”, diz o comunicado da família Fonda. “Enquanto lamentamos a perda desse homem doce e gracioso, desejamos que todos celebrem seu espírito indomável e seu amor pela vida. Em homenagem a Peter, por favor, façam um brinde à liberdade.”
O motoqueiro de Easy rider, o papel que eternizou Peter Fonda, resume o retrato esboçado no comunicado da família, que tem três gerações inscritas na história de Hollywood. O pai, Henry, construiu uma carreira de sucesso entre as décadas de 1940 e 1970. A irmã, Jane, um dos rostos femininos mais festejados do cinema a partir dos anos 1960, acrescentou à carreira dramática incursões de sucesso como escritora e uma destacada atuação política. A filha Briget seguiu os passos e tornou-se também atriz de sucesso.
A família não mencionou a causa da morte. A revista de celebridades People informou que o ator sofria de câncer no pulmão e teria desenvolvido nos últimos anos uma insuficiência aguda.
Nascido em Nova York, em 1940, Peter Fonda destacou-se desde as primeiras atuações teatrais, na Broadway. No cinema, o primeiro papel principal veio em 1963, na comédia romântica Artimanhas do amor. Com seu maior sucesso, não apenas projetou-se como ator como recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de roteiro adaptado. Marco da contracultura, o filme teve trilha sonora da banda de rock Steppenwolf e valeu uma indicação ao Oscar também para Jack Nicholson, como ator coadjuvante.
Peter voltaria a concorrer ao prêmio, como ator, em 1997, por O ouro de Ulisses — que lher rendeu um Globo de Ouro. Além de Bridget, ele deixa o filho Justin. Tinha dois filmes finalizados: o drama de guerra The last full measure, com lançamento previsto para outubro, e a ficção futurista Skate God, programado para julho de 2020.
“Desejamos que todos celebrem seu espírito indomável e seu amor pela vida. Em homenagem
a Peter, façam um brinde à liberdade”
Comunicado da família Fonda