Nesta semana, moradores do litoral norte de São Paulo enfrentaram fortes chuvas que resultaram em mortes, desabrigados e desaparecidos. Até o momento, 48 óbitos foram confirmados, sendo 47 em São Sebastião e um em Ubatuba.
- Lula vai a São Paulo nesta segunda visitar região castigada pela chuva
- SP: buscas por 40 pessoas desaparecidas continuam; outras 44 morreram
As áreas que possivelmente serão atingidas pelos temporais serão parte do Norte, do Centro-Oeste e principalmente do Sudeste. Parte do Sul também será atingido. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diversas cidades brasileiras estão em perigo potencial em decorrência das chuvas, com exceção de Alagoas, Espírito Santo, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Ainda segundo o Inmet, algumas áreas devem ficar em estado de alerta devido aos temporais intensos, incluindo algumas regiões dos seguintes estados: Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
O Instituto alerta para cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas durante as chuvas. O Inmet faz as seguintes orientações:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).