Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 08 de janeiro de 2020

PEÇA SOBRE A IMPERATRIZ LEOPOLDINA

 

Peça sobre Imperatriz Leopoldina, mulher de Dom Pedro I, estreia no CCBB

‘Leopoldina, independência e morte’, de Marcos Damigo, valoriza, com liberdade poética, a atuação política da imperatriz, vivida por Sara Antunes
 
 

Numa das passagens de mais liberdade poética de “Leopoldina, independência e morte”, que estreia nesta quarta-feira (8), no CCBB, a personagem histórica retratada em cena — interpretada pela atriz Sara Antunes — entende, já no fim da vida, e com certo amargor, que jamais deixou de ser uma “moeda de troca” ao longo de sua trajetória como imperatriz e mulher de Dom Pedro I. “Nós, princesas, somos dados que são jogados”, diz a mulher, enquanto reivindica para si a autoria da independência do Brasil. Há razão para a ficção.

— Ela era muito amada no país. Existiu até certa mobilização, nos bastidores da política brasileira, para que Leopoldina assumisse o Império e Dom Pedro fosse mandado para Portugal — afirma Damigo. — Ao longo do tempo, porém, ela foi sendo apagada, a ponto de hoje mal ser citada nos livros didáticos.

A provocação em torno do papel político da imperatriz Leopoldina permeia a trama do início ao fim, como ressalta o autor, quase com um caráter “pedagógico”. Dividida em três partes — encenadas por Sara, a protagonista, e Plínio Soares, intérprete de José Bonifácio, além da musicista Ana Eliza Colomar, que faz inserções sonoras ao vivo —, a narrativa pincela momentos importantes na transformação de uma princesa, cujo destino havia sido delineado previamente pela família, numa espécie de estadista.

 

— A história daria um maravilhoso filme hollywoodiano, inclusive com direito a fugas em carroças — diz Marcos Damigo.

No texto que leva aos palcos, o autor e diretor reserva à sua protagonista um papel primordial nos rumos que o Brasil tomou.

— Leopoldina foi uma mulher que tentou tomar as rédeas da própria vida nas mãos e, com isso, acabou realizando a independência do Brasil — defende Damigo. — As pessoas, quando assistem, perguntam: “Mas ela fez tudo isso mesmo?”

Centro Cultural Banco do Brasil (Teatro I): Rua Primeiro de Março 66, Centro (3838-2020). Qua a dom, às 19h. Até 23 de fevereiro. R$ 30. 12 anos.

 


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