Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Receitas Sertanejas e Afins quarta, 29 de maio de 2024

PAVLOVA DE LIMÃO (POSTAGEM DA LEITORA BRASIIENSE MARIA INÊS NOGUEIRA)

Maria Inês Nogueira

 

Receita da Pavlova de Limão divinal

Quem daí já experimentou degustar Pavlova? Para quem já experimentou sabe que é um mix de sabores e texturas e a que lhe vou ensinar não é exceção.

Esta Pavlova de Limão tem uma crosta delicada de merengue por fora, tipo marshmallow macio por dentro, e depois coloquei a amêndoa crocante por cima! Esta pavlova é sem dúvida uma receita deliciosa que vai dar muito que falar, mas positivamente.

Se gosta desta sobremesa sugiro duas outras pavlovas: Pavlova de Frutos Tropicais e Doce de Ovo e depois uma Pavlova de Morangos, ambas muito saborosas!

 

Ingredientes da Pavlova de Limão

Para o Merengue

  • 6 claras ovo
  • 2 ½ c/chá amido milho
  • 200g açúcar
  • 2 c/chá sumo limão
  • raspa 1 limão

Recheio limão

  • 50g manteiga
  • 6 gemas ovo
  • 50g açúcar
  • 1 c/chá amido milho
  • Sumo 1 limão

Cobertura

  • 300ml natas
  • 50g amêndoa laminada
 

Preparação da Pavlova de Limão

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ° e forre uma assadeira com papel manteiga. Bata as claras em neve até formar picos firmes e, em seguida, acrescente o açúcar, uma colher de cada vez, até o merengue ficar duro e brilhante.
  2. Polvilhe o amido de milho sobre o merengue, depois rale as raspas de 1 limão e adicione 2 colheres de chá de sumo de limão.
  3. Delicadamente, envolva até que tudo esteja bem misturado. Coloque na assadeira forrada em um círculo grande de aproximadamente 23cm de diâmetro, alisando as laterais e a parte superior com uma faca ou espátula.
  4. Coloque no forno, baixe imediatamente a temperatura para 150 ° C e cozinhe por 1 hora.
  5. Retire do forno e deixe esfriar, mas não deixe em nenhum lugar frio, pois isso irá rachar muito rápido. Se você acha que sua cozinha é muito fria, deixe a pavlova dentro do forno com a porta totalmente aberta. Quando estiver pronto para comer, vire a pavlova em uma grande placa plana ou tábua com a parte de baixo voltada para cima
  6. Torre as amêndoas em flocos, fritando-as em uma frigideira seca em fogo médio-alto até que comecem a colorir. Agite a panela em intervalos regulares e não deixe queimar. Isso não leva mais de um ou dois minutos. Quando terminar, leve para um prato frio para que não continue cozinhando.
  7. Bata as natas até ficar espesso e arejado, mas ainda com uma volúpia suave, e reserve por um momento.
  8. Coloque o recheio de limão por cima da base do merengue. Em seguida, cubra com o chantilly, reforçando como se fosse uma cobertura de merengue. Polvilhe com as amêndoas em flocos.

Recheio limão

  1. Derreta a manteiga e adicione o açúcar e sumo de limão. Misture e adicione o amido de milho. finalmente as gemas de ovos batidas e deixe cozer até atingir ponto de estrada.
 

Espero que experimente esta receita, é trabalhosa e demorosa mas vale todos os minutos! Depois não se esqueça de meter gosto, comentar e partilhar com quem mais gosta. Bom apetite!


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros