Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão domingo, 27 de março de 2022

PAULISTÃO: SÃO PAULO E CORINTHIANS COLOCAM TABUS È PROVA NA BRIGA POR UMA VAGA NA FINAL

São Paulo e Corinthians colocam tabus à prova na briga por uma vaga na final do Paulistão

Equipe tricolor não perde há dez partidas em casa para o time alvinegro, que venceu os últimos nove mata-matas entre os dois

Pedro Ramos, O Estado de S.Paulo

27 de março de 2022 | 05h00

Os técnicos Rogério Ceni e Vitor Pereira podem não estar focados em quebrar tabus, mas jejuns incomodam os torcedores de São Paulo e Corinthians. Os rivais se enfrentam neste domingo, às 16h, no Morumbi, em busca de uma vaga na final do Paulistão. A equipe tricolor não perde há dez partidas em casa para o time alvinegro, que venceu os últimos nove mata-matas entre os dois. Ambos tabus serão colocados à prova na partida única que definirá um dos finalistas.

A última vitória do Corinthians sobre o São Paulo no Morumbi foi em abril de 2017. Já o último triunfo tricolor sobre a equipe alvinegra em confrontos eliminatórios foi na semifinal do Paulistão de 2000.

 

 

ctv-pfp-calleri-do-so-paulo-e-renato-augusto-do-corinthians-competem-no-papel-de-protagonista-do-clssico-deste-domingo-na-semifinal-do-paulisto
Calleri, do São Paulo, e Renato Augusto, do Corinthians, competem no papel de protagonista do clássico deste domingo, na semifinal do Paulistão. Foto: Rubens Chiri, São Paulo FC / Rodrigo Coca Agência Corinthians
 

Os rivais se enfrentaram na primeira fase do Paulistão 2022 e o São Paulo levou a melhor, derrotando o Corinthians por 1 a 0, no Morumbi, com gol do atacante Calleri

A equipe de Ceni está em ascensão nas últimas partidas. Dono do melhor ataque, o time vem de seis vitórias nos últimos sete jogos, tendo perdido apenas o clássico para o rival Palmeiras por 1 a 0. O desempenho ofensivo passou por significativa melhora. Se nas oito primeiras partidas do ano, a equipe marcou apenas dez gols, nas sete seguintes fez 14. 

"Acho que tivemos a nossa melhor produção ofensiva, com boas tabelas, jogadas de grupo, mas, ao mesmo tempo, tivemos falhas que não estávamos tendo no setor defensivo", disse o treinador são-paulino, em entrevista coletiva, após a goleada sobre o São Bernardo por 4 a 1.

O time passou a trabalhar melhor a bola para encontrar espaços nas defesas adversárias. A equipe é a que mais finalizou certo (média de 5,92) e realizou cruzamentos (média de 7,3 por jogo) no Paulistão, segundo dados do Footstats.

Os desfalques são o zagueiro Arboleda, servindo a seleção do Equador, o lateral-direito João Moreira, representando Portugal em um torneio de base, e o meia Gabriel Sara, que se recupera de lesão. O volante Gabriel Neves voltou a treinar nos últimos dias e pode aparecer no banco de reservas.

"São equipes distintas na maneira de jogar, mas conseguem sempre bons jogos. A gente espera que o torcedor possa ver uma boa apresentação da equipe", disse Ceni.

 

ctv-gzi-no-primeiro-clssico-de-2022-entre-so-paulo-e-corinthians-o-t i m e -tricolor-venceu-por-1-a-0-no-morumbi
No primeiro clássico de 2022 entre São Paulo e Corinthians, o time tricolor venceu por 1 a 0, no Morumbi. Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Com dois dias a menos para se recuperar e jogar o clássico, a questão física é uma preocupação no Corinthians principalmente após a queda de rendimento no segundo tempo contra o Guarani. 

"Não podemos jogar todos os jogos com os mesmos jogadores. Isso é completamente impossível. Estamos analisando e tentando equilibrar as coisas", afirmou o técnico Vitor Pereira.

O português já está ciente do calendário apertado do futebol brasileiro e inclusive apostou em uma equipe reserva na última partida da primeira fase, contra o Novorizontino.

O desempenho aquém do esperado diante de Palmeiras e Guarani não agradou Renato Augusto. "Fizemos um jogo de razoável para bom, tem que melhorar muita coisa. É descansar o pouco tempo que temos para a semifinal", disse o meia após a vitória nos pênaltis sobre o time campineiro.

Dois jogadores não têm presença confirmada na partida. Os atacantes Willian, que sofreu uma forte pancada no quadril, e Mantuan, com dores no joelho direito. Caso Willian tenha condição de jogo, Pereira deve repetir a escalação da última partida.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO - Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Nestor, Alisson e Igor Gomes; Eder e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

CORINTHIANS - Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Piton; Du Queiroz, Paulinho, Renato Augusto, Gustavo Silva e Willian; Róger Guedes. Técnico: Vitor Pereira.

ÁRBITRO - Vinicius Gonçalves Dias Araújo.

HORÁRIO - 16h.

LOCAL - Morumbi.

TV - Record TV, HBO Max, Premiere, Paulistão Play.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros