Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense segunda, 28 de março de 2022

PAULISTÃO: PALMEIRAS CLASSIFICADO PARA A FINAL

 

Classificação do Palmeiras para final consolida ainda mais o fim da festa do interior nas finais do Paulistão

Publicado em Esporte

A classificação do Palmeiras para a final do Campeonato Paulista consolida o fim da festa do interior no estadual mais disputado do país. A contar de 2001, o torneio teve sete finalistas pequenos infiltrados na decisão do título: Botafogo de Ribeirão Preto, São Caetano, Paulista, Ponte Preta, Santo André, Ituano e Audax. Uma das decisões nem gigante teve. A batalha pelo título de 2004, por exemplo, opôs São Caetano e Paulista.

 A chave do Paulistão virou. Com o triunfo do Palmeiras por 2 x 1 sobre o Red Bull Bragantino neste sábado, no Allianz Parque, a decisão do títulos será pela quinta edição consecutiva entre clubes gigantes. O Alviverde terá pela frente São Paulo ou Corinthians na disputa pela taça. O Majestoso deste domingo, às 16h, definirá o rival da trupe de Abel Ferreira.

 O Palmeiras tem uma vantagem sobre os concorrentes a essa altura da temporada. O teve de atingir o ponto de competitividade mais cedo devido ao Mundial de Clubes da Fifa. Enquanto os demais times tratavam o estadual como período de adaptação, Abel Ferreira encarava o torneio como simulado para os duelos contra o Al Ahly na semifinal e o Chelsea na decisão.

 Quando retornou ao Brasil, o Palmeiras estava voando baixo. A prova final foi a série de três vitórias consecutivas nos clássicos contra Santos, São Paulo e Corinthians. Os arquirrivais faziam ajuste e a engrenagem do atual bicampeão da Libertadores funcionava a todo vapor.

 

Últimas finais do Estadual

Pequenos não chegam na decisão desde o vice da Ponte Preta, em 2017

  • 2022 – Palmeiras x Corinthians ou São Paulo
  • 2021 – São Paulo x Palmeiras
  • 2020 – Palmeiras x Corinthians
  • 2019 – Corinthians x São Paulo
  • 2018 – Corinthians x Palmeiras

 

Além do ritmo de jogo intenso desde o início da temporada devido ao Mundial de Clubes, o Palmeiras em um trabalho estável e em evolução. Abel Ferreira procura outras formas de jogo. Ele sente falta de um centroavante para ter mais variações, mas enquanto o novo não chega, ele cria novos repertórios. Basta prestar atenção, por exemplo, nas jogadas ensaiadas e na tentativa de construir os lances lá de trás, a partir do sistema defensivo. Assim saiu o gol anulado de Gustavo Scarpa, por exemplo. Marcos Rocha tabelou com Rony e o atacante acionou Dudu em velocidade na direita. Scarpa estava um pouquinho à frente.

 A bola parada é outro veneno alviverde. A cobrança de falta de Scarpa encontrou Gustavo Gómez na entrada da pequena área do Bragantino, mas o beque estava impedido. As alternâncias de jogadas pelas pontas também são atalhos quase infalíveis para o gol. Assim saiu o segundo gol alviverde marcado por Rony. Antes, o zagueiro Murilo havia aberto o placar depois de uma trama entre Marcos Rocha e Scarpa na direita e cruzamento para a área.

 O Palmeiras está claramente em outra rotação em relação aos concorrentes. Resta saber até quando o time suportará essa intensidade precoce provocada pela necessidade de chegar na ponta dos cascos ao duelo com o Chelsea. A temporada encurtada pelo início da Copa do Mundo, em novembro, cobrará caro até mesmo de elencos sortidos como os de Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras. O títulos paulista está cada vez mais perto da Academia, mas este elenco conseguirá suportar a rotina de jogos às quartas e domingos depois de abrir o ano a todo gás mirando a final contra o Chelsea? A resposta será dada nos próximos meses…


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros