Corinthians x Palmeiras mobiliza esquema de segurança especial e tem temor por brigas
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Publicidade
Por Ricardo Magatti
16/02/2023 | 05h00
Arquirrivais se enfrentam nesta quinta, em Itaquera, pelo Paulistão, com risco de confrontos entre as organizadas
Corinthians e Palmeiras fazem nesta quinta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena o primeiro dérbi de 2023. Válido pela nona rodada do Paulistão, clássico, ainda que com a manutenção da torcida única nas arquibancadas em Itaquera, mobiliza esquema especial de segurança devido ao temor da existência de confrontos envolvendo as principais organizadas dos arquirrivais.
“Faremos policiamento preventivo especializado em pontos estratégicos na cidade”, afirma ao Estadão César Saad, titular da Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade).
Segundo Saad, a polícia fará uma operação de acompanhamento do deslocamento das principais organizadas até o estádio em Itaquera. A Polícia Civil terão acesso às câmeras de trens e metrôs.
Na terça, antevéspera do jogo, houve uma reunião com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Federação Paulista de Futebol, clubes, órgãos de mobilidade urbana (CET, Metro, CPTM, SPTrans, Via Mobilidade), subprefeitura de Itaquera. Guarda Civil Metropolitana e as torcidas organizadas, com o objetivo, segundo a PM de “minimizar os riscos de quebra da ordem pública.
Dudu e Renato Augusto são dois dos principais nomes de Palmeiras e Corinthians Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Ficou estabelecido, conforme a PM, o reforço do policiamento territorial com foco nos locais de aglomeração, incluindo as sedes de torcidas, e circulação de público, como estações de metrô e pontos de ônibus.
Na quarta, o delegado Saad se reuniu com membros da Mancha Alviverde e da Gaviões da Fiel, principais organizadas de Palmeiras e Corinthians, respectivamente.