Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes sexta, 06 de setembro de 2024

PATRÍCIA PORTARO: PIONEIRISMO NA SUPERVISÃO MUSICAL (POSTAGEM DO INTERNAUTA ISIDORO B. GUGGIANA)

Patrícia Portaro: pioneirismo na Supervisão Musical

 

Patrícia Portaro - crédito Arquivo Pessoal/Divulgação 

 

Ainda pouco explorada no Brasil, a Supervisão Musical tem em Patrícia Portaro um de seus primeiros expoentes no país. Formada em direito e Music Business, dedica-se à profissão desde 2009, depois de fazer uma especialização na Califórnia. A função une conhecimentos musicais, jurídicos e administrativos. O trabalho do Supervisor Musical começa na pré-produção e vai até a finalização do projeto: filmes, TV, games, publicidade e trailers fazem uso desse profissional.

 

"A supervisão musical engloba vários conhecimentos, inclusive o jurídico", explica Patrícia. "Não é necessário ser um advogado para trabalhar com supervisão musical, mas é fundamental ter um conhecimento jurídico sobre direitos musicais e contratos de licenciamento. Mas o trabalho vai bem mais além", complementa a paulistana. Em resumo, a atividade equilibra uma série de aspectos: criativo, financeiro, negocial e legal.

 

As tarefas da área vão desde criar o conceito musical junto com os criativos do projeto, indicação de artistas e negociações de orçamentos e contratos. "Existe um trabalho criativo desde a leitura do roteiro do projeto, concepção musical junto aos criativos, escolha de músicas e talentos musicais para o projeto, e também a produção, realização e contratação de tudo isso", sintetiza. É tarefa do supervisor sugerir o repertório musical, mas também buscar alternativas a músicas que não cabem dentro do orçamento.

 

Na prática, quando um artista é convidado para gravar uma música inédita para um projeto, é atribuição do supervisor acompanhar a gravação e cuidar dessa produção executiva - tudo de acordo com as normas de cada canal ou produtora. "A parte mais gratificante é quando você assiste uma série ou filme e vê que todo aquele esforço valeu a pena. Não tem nada mais emocionante do que assistir uma cena ou trailer com uma música que a gente escolheu ou viabilizou", conta Patrícia.

 

Atualmente, Patricia é co-presidente da Guild Of Music Supervisors Brasil, organização cuja missão é promover a arte da profissão para o benefício mútuo de todos os interessados. "A principal função do GMS americano e também do GMS Brasil é a educação, tanto no sentido de informação sobre a nossa profissão, mas também na formação de profissionais para atuarem na área de forma correta já que esse é um trabalho que requer conhecimento e responsabilidade", define.

 

Entre as produções mais recentes em que Patrícia atuou como supervisora musical estão: "Pedaço de Mim" (Netflix),"DNA do Crime" (Netflix), "Biônicos" (Netflix), "Filho da Mãe" (Amazon Prime), "Minha Irmã e Eu", "A Paixão Segundo GH", "União Instável" (Netflix), "O Ninho - Futebol e Tragédia", (Netflix), "O Rei da TV" (Starz), "Além do Guarda-Roupa" (HBO Max) e "Beijo Adolescente" (HBO Max). Seu primeiro trabalho no Brasil na área foi o longa "As Melhores Coisas do Mundo" (2010), de Laís Bodanszki.

 

Patrícia Rabello (11) 98196-9290 

PR| Assessora de Imprensa| Consultoria em Comunicação| Produtora Executiva| Conexões Estratégicas

email: patirabello@uol.com.brpati@patriciarabello.com.br

@patirabello

 

Isidoro B. Guggiana (51) 99923-4383

Assessoria de Imprensa

email: isidoro.guggiana@gmail.com

@isidorobg


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros